Mitos e verdades sobre implantes dentários
O dia a dia está cheio de boas surpresas e imprevistos, que podem envolver alguns acidentes e descuidos, causando a perda de dentes. Mas calma: nem tudo está perdido! Hoje, com os avanços da odontologia e das tecnologias para a realização de implantes dentários, é possível restaurar a beleza do sorriso com relativa rapidez e com muitos benefícios.
Mas o problema é que, como é um procedimento cirúrgico, esse tratamento está cercado de mitos que podem causar apreensão e prejudicar a tomada de decisão dos pacientes. Com o objetivo de passar algumas informações para vocês, reuni alguns mitos e verdades sobre implantes dentários.
Mas antes de partir para nossa informação principal, vale uma breve apresentação sobre os implantes dentários. São suportes ou estruturas de metal (em geral, de titânio) posicionadas no osso maxilar, logo abaixo da gengiva, para substituir as raízes dentárias.
Em cima deles, o dentista responsável pelo tratamento, pode colocar dentes artificiais fixos, melhorando de forma significativa a mastigação, a fala e a autoestima dos pacientes.
Eles são indicados para casos de perda de dentes e quando as próteses e dentaduras comuns causam desconforto e/ou são inviáveis. Para recebê-los, o paciente precisa ter gengivas saudáveis, ossos adequados e nenhuma contra indicação de ordem sistêmica. Essas estruturas também exigem comprometimento com a higiene bucal e visitas regulares ao dentista. Mas que sorriso não merece esse cuidado, não é mesmo?
Mas vamos lá, os principais mitos e verdades sobre implantes dentários!
- “Só idosos fazem implante” - Mito
- “O implante não pode ser realizado com gengivas inflamadas” - Verdade
- “O organismo pode rejeitar o implante” – Mito
- “Pacientes com pouco osso podem receber o implante” - Verdade
- “Colocar implante dói” - Mito
- “Qualquer pessoa pode fazer implantes dentários” – Mito
- “É possível fazer o tratamento de implante com agilidade” - Verdade
- “Os implantes são feitos com dentes naturais” - Mito
- “É possível continuar fumando” - Mito
- “Diabéticos e cardíacos podem fazer implante” – Verdade
Tem alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre esse assunto? Entre em contato comigo pelo meu Instagram @marcopolosiebra e terei maior prazer em te ajudar.
Até o próximo vídeo.
(*) Marco Polo Siebra é Odontólogo há mais de 30 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Especialista em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS; Presidente da Liga de Neurociência da Febracis Pós-graduações; Coordenador de um Grupo de Apoio para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Hoje tem como principal missão e propósito de vida impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus sonhos e objetivos em todas as áreas da vida.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.