Poda “radical” de árvore chama atenção de moradores na Vila Margarida
De acordo com a Semadur, a árvore seria cortada, mas após fiscalização recebeu apenas a poda
Moradores da Vila Margarida, região norte de Campo Grande, não gostaram da forma como foi feita a poda de uma árvore em calçada da Rua Naviraí. Relataram que o corte foi muito “radical” e reduziu drasticamente o tamanho da árvore frondosa, que dava sombra para quem passava pelo local.
O morador Eduardo da Silva Lucena expressou sua indignação e relata que tentou entrar em contato com a Prefeitura para expressar suas preocupações. "A poda começou por volta das 10h da manhã. Entrei em contato com a polícia e eles me orientaram a entrar em contato com a Semadur".
Ao Campo Grande News, a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) informou que, inicialmente, foi solicitado o corte de três árvores da região, pertencentes à espécie sibipiruna. Entretanto, após a análise fiscal da Semadur, somente a poda de condução (para corrigir o eixo de crescimento) das árvores foi concedida.
Devido à reclamação por parte dos moradores da Vila Margaria, a Semadur anunciou que uma nova fiscalização será realizada no local para inspeção e autuação conforme determina a legislação vigente.
“O artigo 19, parágrafo 2º da Lei Complementar 184/2011, proíbe a poda excessiva ou drástica de árvores que afetem o desenvolvimento natural da copa, estipulando uma multa no valor de R$ 2.458,24 para casos de infração”, afirma secretaria em nota.
Guia de arborização - A secretaria também afirma que segue as diretrizes do Guia de Arborização Urbana, que também oferece orientações práticas e elucidativas à população sobre os procedimentos corretos e as técnicas para o planejamento da arborização na cidade.
O guia abrange temas como a escolha apropriada de espécies, técnicas de plantio e manutenção das árvores, além de dicas relacionadas à poda e remoção de árvores. O guia completo pode ser acessado neste link.
Direto das Ruas - O relato chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.
Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.