Queda no sistema interrompe momentaneamente vacinação no Guanandizão
Secretaria Municipal de Saúde informou que problema foi resolvido minutos depois
Instabilidade no sistema interrompeu por alguns minutos a vacinação contra a covid-19 no Estádio Guanandizão, na tarde desta sexta-feira (18), dia em que a imunização foi retomada após cinco dias paralisada.
“Começou a se formar uma fila imensa porque não para de chegar gente. Reclamaram da demora e ouvi comentários de que o sistema estava paralisado”, explica a secretária Luciana Murakani, de 49 anos. Ela aguardava para receber a dose depois de tentar a vacina na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Itamaracá. “Quando cheguei lá já tinha acabado e me mandaram procurar o Guanandizão”, conta.
Segundo Luciana, cerca de 200 pessoas aguardavam para serem imunizadas no estádio. “São quatro profissionais vacinando”, aponta.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) confirmou que o sistema passou por uma instabilidade, mas que o serviço foi retomado minutos depois. Em nota, a Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) acrescentou que, "com quatro dias sem vacinação, equipes aproveitaram para implementar novas funcionalidades no sistema como o monitoramento de gestantes e o perfil para cadastro de adolescentes, que exige o envio de três documentos obrigatórios".
"Notou-se também que muitas pessoas que antes estavam cadastradas pela idade passaram a atualizar seus perfis para se enquadrar nos grupos que aptos a vacinar. Esses fatos novos refletiram em um atendimento um pouco mais lento nos locais de vacinação. As equipes perceberam e procederam às correções, voltando à normalidade logo em seguida", diz o texto.
Na tarde desta sexta-feira vacinam pessoas com 49 anos ou mais e quem recebeu a primeira dose da Coronavac até o dia 2 de junho .
Direto das Ruas - A denúncia chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.
*Matéria editada às 16h56 para acréscimo de informações