ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEXTA  27    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Apesar de "empecilhos", trabalhadores comemoram saque de R$ 1 mil do FGTS

Pagamento do FGTS será feito conforme o mês de nascimento do trabalhador e vai até o dia 15 de junho

Jhefferson Gamarra e Cleber Gellio | 20/04/2022 13:55
Trabalhadora consultando e fotografando caledário de saques. (Foto: Henrique Kawminami)
Trabalhadora consultando e fotografando caledário de saques. (Foto: Henrique Kawminami)

Os trabalhadores nascidos em janeiro começaram a receber o saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) nesta quarta-feira (20). O governo autorizou saque de até R$ 1 mil com o objetivo de aquecer a economia. Os saques variam de acordo com o mês de nascimento e vão até 15 de junho.

A consulta do valor disponível e da data de saque pelo app FGTS, disponível na Google Play e na App Store, em agências da Caixa Econômica Federal ou pelo site oficial. Para ter direito ao saque, basta ter saldo em alguma conta do FGTS, ativa ou inativa.

Assim como ocorreu em 2020, o trabalhador vai ter o dinheiro depositado em uma Conta Poupança Social Digital e poderá transferir o dinheiro para outro banco via aplicativo Caixa Tem.

Yolizabeth Lopez vai enviar valor para a família na Venezuela. (Foto: Henrique Kawaminami)
Yolizabeth Lopez vai enviar valor para a família na Venezuela. (Foto: Henrique Kawaminami)

Pega de surpresa com a informação de que teria direito ao dinheiro extra, a venezuelana Yolizabeth Lopez, 36 anos, que trabalha como embaladora em uma empresa de Rochedo, vai aproveitar o saque para ajudar a família que ficou no país vizinho. “Não sabia disso, o dinheiro é bem-vindo, então vou aproveitar para mandar para os parentes que estão na Venezuela”, informou a trabalhadora nascida em fevereiro.

Também estrangeiro, o chefe de cozinha português Paulo Jorge Rodrigues Ferreira, 55 anos, confirmou na agência que tem saldo disponível, mas não conseguiu sacar por não ter levado a carteira de trabalho física.

“O argumento dos atendentes é de que eu precisava ter um documento físico com foto. No país que a gente vive, a carteira digital não é válida. Tentei ligar na ouvidoria e não consegui ser atendido. No início da pandemia, estava sem trabalho e consegui sacar auxílio pelo aplicativo, agora que estou em um trabalho formal, não consigo sacar, isso que é um imposto recolhido”, lamenta.

Paulo Jorge Rodrigues até tentou sacar, mas por falta de documento, não conseguiu sacar. (Foto: Cleber Gellio)
Paulo Jorge Rodrigues até tentou sacar, mas por falta de documento, não conseguiu sacar. (Foto: Cleber Gellio)

Conforme a Caixa, após o crédito dos valores, será possível pagar boletos e contas, utilizar o cartão de débito virtual para pagamento em lojas, sites ou aplicativos, além de fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos pagando com o QR code nas maquininhas, tudo por meio do aplicativo Caixa Tem.

O valor também poderá ser transferido para outras contas bancárias da Caixa ou de outro banco. O cliente também pode realizar transações por meio do Pix, além de efetuar saque nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas.

Se o titular possuir mais de uma conta do FGTS, o saque é feito na seguinte ordem: primeiro, as contas relativas a contratos de trabalho extintos, com início pela conta que tiver o menor saldo; em seguida, as demais contas vinculadas, com início pela conta que tiver o menor saldo.

A Caixa informou ainda que o crédito do saque extraordinário do FGTS será realizado em Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores.

Nos siga no Google Notícias