Saque do FGTS: mensagem de erro dificulta consulta em aplicativo da Caixa
Veja o passo a passo para conseguir verificar o valor a receber, apesar da instabilidade
Para alguns foi fácil, enquanto para outros é uma “odisseia” descobrir o valor e como será disponibilizado o saque do FGTS Extraordinário, que será pago a partir de amanhã (20). No dia 8, o aplicativo apresentou instabilidade e foi restabelecido, conforme informado pela Caixa Econômica Federal. Ainda assim, usuários relatam dificuldade hoje (19).
Veja o passo a passo para conseguir verificar o saldo, apesar das mensagens de erro. O saque poderá ser de até R$ 1 mil.
Foi divulgada uma tabela que indica o dia do pagamento conforme o mês de aniversário, mas não basta esperar. É preciso fazer essa consulta, justamente porque em alguns casos, a Caixa informa pelo aplicativo que “o valor não será creditado na Poupança Social”. Para receber, o usuário tem que solicitar o saque.
A Caixa informou na divulgação do saque extraordinário que é possível verificar o valor pelo site, mas nos casos em que ele não será creditado automaticamente em Poupança Social Digital é necessário acessar o aplicativo FGTS e entrar na opção “Saque Extraordinário do FGTS”.
Aplicativo FGTS - Interessada em utilizar o valor para pagar contas, a recepcionista Bruna Guerreiro, de 30 anos, conseguiu acessar as informações sobre o saque depois de três tentativas.
“Fiquei em uma fila de espera de um minuto. Depois o aplicativo solicitou que eu alterasse configurações de data e hora do celular. Fiz isso e entrei novamente. Fizeram várias perguntas sobre onde eu moro, onde já trabalhei e outras, mas o aplicativo encerrou. Por fim, entrei de novo e aceitei os termos de um contrato de prestação de serviço ao cidadão e aí deu certo, consegui verificar o valor a receber”, detalhou.
Depois de informar o CPF e senha, a usuária visualizou a mensagem “Falha no login. Não foi possível concluir o login. Verifique a configuração da data e hora do seu aparelho, de preferência ativando a opção ‘data e hora automáticas”.
Ao clicar em “entendi” e ajustar a configuração de data e hora do celular, ela conseguiu acessar novamente e, desta vez, respondeu perguntas de confirmação de dados.
Então, apareceu a mensagem: “Ops, algo deu errado! Desculpe, não foi possível atender sua solicitação no momento. Tente novamente em alguns instantes. (COD.RPN01)”.
Em mais uma tentativa, aparece um contrato de prestação de serviço ao cidadão e depois de aceitá-lo, informar o número de telefone e clicar em “continuar”, Bruna conseguiu visualizar o valor e precisou clicar em “solicitar saque”.
Com isso, o dinheiro vai cair na conta, que pode ser acessada por outro aplicativo, o Caixa Tem. Outra dica é atualizar os aplicativos, caso estejam apresentando mensagens de erro.
Aplicativo Caixa Tem - É nesse outro aplicativo que dá para movimentar o valor quando for depositado. O Caixa Tem permite o saque em caixas eletrônicos e a transferência para a conta de terceiros.
Conforme a Caixa, após o crédito dos valores, já será possível pagar boletos e contas, utilizar o cartão de débito virtual para pagamento em lojas, sites ou aplicativos, além de fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos pagando com o QR code nas maquininhas, tudo por meio do aplicativo CaixaTem.
O valor também poderá ser transferido para outras contas bancárias da Caixa ou de outro banco. O cliente também pode realizar transações por meio do Pix, além de efetuar saque nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas.
Se o titular possuir mais de uma conta do FGTS, o saque é feito na seguinte ordem: primeiro, as contas relativas a contratos de trabalho extintos, com início pela conta que tiver o menor saldo; em seguida, as demais contas vinculadas, com início pela conta que tiver o menor saldo.
A Caixa informou ainda que o crédito do Saque Extraordinário do FGTS será realizado em Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores.
O trabalhador poderá indicar que não deseja receber o Saque Extraordinário do FGTS, para que sua conta do FGTS não seja debitada. Nesse caso, ele deverá acessar o Aplicativo FGTS ou se dirigir a uma das agências do banco para informar que não quer receber o crédito.
Após a realização do crédito na Conta Poupança Social Digital, o trabalhador pode, ainda assim, optar pelo desfazimento do crédito automático, por meio dos mesmos canais, até 10 de novembro de 2022.
A Caixa informou que está apurando se há outros relatos de instabilidade no aplicativo.
Clique aqui para baixar o aplicativo FGTS na Google Play ou App Store. Clique aqui para baixar o Caixa Tem.
Os valores serão disponibilizados sempre às quartas-feiras e aos sábados. Confira abaixo: