Explosão de gasoduto em SC faz arrecadação de MS cair
A explosão do gasoduto em Gaspar (SC) deixou suspenso desde o último dia 23 o fornecimento de gás boliviano para municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Com a importação reduzida, o recolhimento de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é afetado. O presidente da MSGás, Matias Gonsales, não soube afirmar em cifras qual é a perda, mas confirma que o reflexo é muito forte.
Apesar de ser rotina, os números exatos não foram repassados pela Petrobrás neste mês, informa assessoria do Ministério do Desenvolvimento, que não soube explicar o motivo. Os dados devem ser divulgados apenas em janeiro de 2009, já somados aos valores importados em dezembro.
Ainda ontem o governador, André Puccinelli, ratificava informação de que redução no recolhimento do ICMS em novembro chega a R$ 34 milhões, redução atribuída a um conjunto de fatores.
O presidente da MSGás explica que com a explosão do gasoduto um grande volume de gás deixa de chegar a Santa Catarina e ao Rio Grande do Sul.