Maioria dos consumidores planeja dar presentes neste Dia dos Pais
Intenção de compras para a data comemorativa foi revelada por pesquisa do Procon
A pesquisa feita pela Subsecretaria de Proteção e Defesa do Consumidor de Campo Grande revelou que 61,9% dos entrevistados planejam presentear alguém no Dia dos Pais, marcado para o próximo domingo (13).
Dentre as opções de presenteados, os pais representam a maioria com 44,3%, seguidos pelos esposos ou namorados, mencionados por 23,8%. Os avôs também estão no radar de 10,9% dos consumidores, enquanto outros vínculos, como padrastos e filhos, completam as escolhas.
Entre os dias 3 e 7 de agosto, o Procon Municipal realizou uma pesquisa abrangente para compreender as intenções de compras dos consumidores em relação à data.
Quando se trata da escolha dos presentes, os consumidores demonstraram preferência por determinadas categorias. Artigos de vestuário lideram a lista, com 29,7%, seguidos por perfumes e cosméticos (23,8%) e acessórios (19,7%). Calçados (18,8%), eletrônicos (5%) e livros (3,1%) também aparecem nas escolhas.
Em um cenário de controle de inflação em 2023, 75,4% dos consumidores perceberam aumentos nos preços dos presentes desejados. No entanto, a faixa de gastos varia, com 56,9% planejando investir entre R$ 100 e R$ 200. Cerca de 30% estimam gastar até R$ 100, enquanto 8,7% estão dispostos a desembolsar entre R$ 200 e R$ 500, e 4,3% planejam gastar acima de R$ 500.
Na busca por melhores ofertas, os consumidores indicaram suas preferências quanto aos locais de compra. O comércio popular foi a escolha de 29,2%, seguido por shopping (24,1%) e lojas de bairro (10,9%). A pesquisa de preços também é uma prática comum, com 72,9% dos entrevistados planejando realizar esse processo antes da compra.
Quando se trata de pagamento, 52% dos consumidores optarão pelo pagamento à vista, enquanto 48% escolherão o parcelamento. Dos que optam pelo parcelamento, a maioria (73,3%) utilizará o cartão de crédito, e 11% preferirão o boleto.
A pesquisa também revelou os fatores que mais influenciam na escolha do presente. O preço do produto (29,6%) é o principal determinante, seguido pelo atendimento (26,6%) e promoções (25,4%). A diversidade de produtos (13,1%) e o ponto de venda (5,4%) também desempenham papéis importantes nas decisões dos consumidores.
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