Vivendo de Instagram: quanto influencers faturam na rede social
Rendimento pode ultrapassar os milhares de reais se for feito com planejamento e estratégia
Você provavelmente já ouviu histórias de Instagrammers lucrando com as fotos que tiram e compartilham todos os dias. A lista de influenciadores que saem do anonimato e conquistam uma legião de seguidores do dia para a noite parece tornar fácil a possibilidade para que uma pessoa seja uma estrela rapidamente. Mas nem tudo é tão simples assim.
Para as grandes estrelas, tudo é mais fácil. Cristiano Ronaldo, atleta do Manchester United, ganha nada menos que 750 mil dólares por postagem. Na frente dele estão Selena Gomez e Kylie Jenner, que recebem 1 milhão de dólares por cada exposição que promovem em suas redes. É muita grana!
Sites de tecnologia e dedicados aos meandros da web, como o Rotaacessivel.com, estão sempre de olho nas táticas e possibilidades para que as pessoas tenham sucesso na internet. Uma das chances mais factíveis agora são os influenciadores do Instagram. Fotos com efeitos, poses exuberantes e alguma regularidade podem levar uma conta aos milhões de fãs rapidamente.
Um influenciador é basicamente qualquer pessoa que construiu uma reputação online fazendo e compartilhando coisas em suas redes sociais. Para seu público, os influenciadores são formadores de opinião e especialistas de confiança, cujas opiniões sobre determinados assuntos são respeitadas.
Assim como blogueiros, YouTubers e qualquer pessoa que acumulou uma audiência em torno do conteúdo que produzem, os Instagrammers descobriram o alcance e a influência. Essas duas coisas combinadas podem ser valiosas se o influenciador souber utilizar seus atributos. Juntos, alcance e influência oferecem a oportunidade para os criadores do Instagram explorarem múltiplos fluxos de receita potencial.
Especialistas em redes sociais dão uma série de dicas para quem deseja ingressar nesse mundo. É importante diagnosticar em que nicho você está e com que facilidade pode vinculá-lo diretamente a uma categoria de produto. Moda, comida, beleza e condicionamento físico são nichos populares, com base nas principais hashtags da plataforma.
Outro aspecto fundamental é o engajamento dos seguidores. Não adianta nada ter uma conta com 100 mil seguidores falsos. Portanto, a prática de comprar seguidores de nada vai adiantar se os comentários e compartilhamentos não tiverem um bom rendimento. Mesmo instagrammers com pouco seguidores, mas engajados, podem ganhar dinheiro ou fazer parcerias importantes.
Normalmente, os acordos com influenciadores envolvem a criação de conteúdo - anúncios do Instagram, uma postagem, um vídeo ou uma história - e às vezes incluem permissão para a marca usar esse conteúdo em seu próprio site ou em um anúncio. A maioria desses negócios pode envolver uma única postagem ou uma campanha inteira em troca de uma taxa, um produto gratuito, um serviço, um presente, a promessa de exposição ou alguma combinação dos dois.
Uma das dicas mais importantes que o influencer precisa estar atento é que, ao negociar, o influenciador não está apenas oferecendo conteúdo, mas acesso ao seu público - um alcance potencialmente grande em uma das plataformas de mídia social mais populares - e direitos de uso.
Os influenciadores do Instagram com menos de 10 mil seguidores podem ganhar, em média, R$ 300 por postagem. Aqueles com menos de 100 mil seguidores podem pedir algo em torno de R$ 2 mil por postagem, mas esses números geralmente variam de conta para conta. A maioria das contas neste nível são, em vez disso, presenteadas com produtos gratuitos ou descontos em mercadorias.
A situação começa a mudar de figura para quem tem uma conta com mais de 100 mil seguidores. Esse influencer pode cobrar até 5 mil reais por postagem, em média. Ainda que aproximados, esses valores podem ajudar os influencers a negociar com empresas e marcas.
Contas que variam de 250 mil a 500 mil seguidores estão em um outro estágio. Geralmente, são pessoas que já atingiram um outro nível de engajamento e publicidade, com possibilidades mais amplas de negociação. Cada postagem ou acordo pode variar, mas uma foto não deve sair por menos de R$ 20 mil. Quando um influenciador atinge um milhão de seguidores, é seguro presumir que ele está ganhando uma fortuna apenas com sua conta no Instagram.