ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  13    CAMPO GRANDE 28º

Educação e Tecnologia

Competição para resgate de “vítima” em arena desafia estudantes e robôs

Ao todo, 40 equipes de MS disputam vagas na final da Olimpíada Brasileira de Robótica

Aline dos Santos e Izabela Cavalcanti | 26/08/2022 11:38
Competição para resgate de “vítima” em arena desafia estudantes e robôs
Estudante durante treino de robô no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco. (Foto: Izabela Cavalcanti)

A etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica desafia estudantes e robôs nesta sexta-feira (dia 26), em Campo Grande. A seletiva acontece no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, com entrada gratuita. A manhã foi destinada ao treino, enquanto a fase de competições começa às 13h30.

Os grupos formados por estudantes do ensino fundamental e médio vão montar e programar robôs capazes de realizar, em um ambiente simulado, o resgate de vítimas em um cenário de desastre.  No nível 1, que começa às 13h30, participam alunos do nono ao terceiro ano. No nível 2, são estudantes até o oitavo ano.

Ao todo, são 40 equipes de Campo Grande, Dourados, Corumbá , Aparecida do Taboado e Naviraí. Os alunos estudam em escola do Sesi, IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e nas redes municipais e estadual de ensino.

Competição para resgate de “vítima” em arena desafia estudantes e robôs
Arenas montadas para competição que começa às 13h30 desta sexta-feira. (Foto: Izabela Cavalcanti)

No terreno da prova, a vítima é representada por bolinha de isopor, que precisa ser levada para local mais seguro, vencendo obstáculos como caixa de leite, fitas e bastão de cola quente. O robô é desenvolvido e programado para descer rampas, virar à esquerda, virar à direita.

“A arena simula um resgate de vítima onde o robô precisa desviar de obstáculos, resgatar a vítima e levar para local seguro”, explica Amaury Castro Junior, representante da Olímpiada Brasileira de Robótica.

Programadora de um dos robôs, Maria Fernanda Pereira, 12 anos, conta que treinou bastante. “O que mais quero é mostrar o meu esforço. O evento é bom para o aprendizado”, diz a estudante, que participa de equipe vinda de Dourados.

Para João Paulo Soares, 16 anos, a competição ajuda a estimular o trabalho em equipe. Representante da equipe de Aparecida do Taboado, Gustavo Garcia destaca o incentivo para o jovem ter espírito competitivo.

As premiações são medalhas, brindes e cursos. A competição acontece hoje e amanhã. Os selecionados participam da final nacional, que acontece nos dias 17 a 22 de outubro, em São Bernardo do Campo (SP).

Nos siga no Google Notícias