ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 25º

Educação e Tecnologia

Decisão final sobre adiamento do Enem dos Concursos será anunciada às 14h

Após garantir que exame seria aplicado, ministro voltou a levantar dúvida sobre prova diante de situação no RS

Por Ângela Kempfer | 03/05/2024 13:20
Ministro da Educação durante entrevista na manhã desta sexta-feira. (Foto: Reprodução)
Ministro da Educação durante entrevista na manhã desta sexta-feira. (Foto: Reprodução)

Menos de 24 horas após confirmar a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado, o Governo Federal voltou a colocar em dúvidas a realização do chamado Enem dos Concursos, marcado para o próximo domingo. A decisão final será anunciada às 14h (horário de MS).

Em entrevista na manhã de hoje, o ministro das Comunicações, Paulo Pimenta, disse que continuava aberta a possibilidade, em razão das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Segundo ele, chegou a ser estudada a possibilidade de adiamento apenas no Rio Grande do Sul, o que juridicamente seria impossível, já que não existe um banco de provas que garanta o mesmo grau de dificuldades para quem fizesse o teste depois.

Outro problema é que os editais do Concurso Unificado não preveem reaplicação em nenhuma hipótese, mesmo em caso de desastres naturais. Por isso, o adiamento só pode ocorrer se for no Brasil inteiro.

Ontem, em nota, além de confirmar a aplicação das provas, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos afirmou que seriam adotados esforços para garantir a participação dos candidatos. Ocorre que os temporais continuam e só pioram a situação dos gaúchos.

Até esta sexta-feira, o Rio Grande do Sul já registra 31 mortes em decorrência das chuvas que atingem o estado nos últimos dias. Também há 74 pessoas desaparecidas. O total de pessoas em abrigos é de 4.645 e outras 10.242 estão desalojadas. O número de municípios afetados chegou a 154.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias