ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 31º

Educação e Tecnologia

Melhor entre cotistas, Rayssa foi 1ª em Direito e 2ª em Medicina na UFMS

Com apenas 17 anos, ela foi revelação entre os alunos de escolas públicas

Aletheya Alves | 09/02/2022 17:13
Rayssa Lucena Sposito, de 17 anos, passou para Direito e Medicina na UFMS. (Foto: Kísie Ainoã)
Rayssa Lucena Sposito, de 17 anos, passou para Direito e Medicina na UFMS. (Foto: Kísie Ainoã)

“Foi uma conquista muito grande ter conseguido”, resume Rayssa Lucena Sposito, que aos 17 anos, passou em 1º lugar para Direito e em 2º para Medicina na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) entre os alunos cotistas de escola pública. Os resultados do vestibular e do Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) foram divulgados nesta terça-feira (8).

Aluna da Escola Estadual Prof. Emygdio Campos Widal, a adolescente conta que a colocação em Direito foi pelo vestibular convencional, enquanto a de Medicina foi com o Passe. “Eu vou fazer Medicina, porque desde o 1ª ano do Ensino Médio queria isso, já Direito foi por influência da minha família como segunda opção”, disse.

Palavra "Medicina" sendo escrita no braço de Rayssa. (Foto: Kísie Ainoã)
Palavra "Medicina" sendo escrita no braço de Rayssa. (Foto: Kísie Ainoã)

Rayssa conta que por não conseguir participar de cursinhos particulares, foi atrás de opções gratuitas e garante que seus bons resultados vieram por conseguir se dedicar aos estudos. “Desde 2019, estou estudando igual louca para o vestibular, foi bem pesado. Eu começava a estudar para vestibular às 13h e seguia até 22h, fazendo pausas”.

De acordo com a estudante, a existência das vagas específicas para alunos de escola pública é o principal motivo para ter conseguido passar nos processos seletivos logo ao finalizar o Ensino Médio. “O acesso de quem estuda em escola particular é muito diferente da gente. Minha família conseguiu me ajudar e garantir que eu estudasse, mas sei que muitos alunos precisaram parar de estudar e trabalhar nessa pandemia, por exemplo”.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Meus pais tinham condições de bancar internet, o computador que eu usava, conta de energia. Meu tio, que tem minha idade, precisou ir trabalhar ao invés de focar nos estudos", comenta.

Sem condições de pagar por uma universidade privada, ela explica que o único modo de realizar o sonho de cursar Medicina seria através da aprovação na Federal. “Uma faculdade de Medicina varia de R$ 10 a 15 mil por mês, eu sempre quis Federal e tive que dar um jeito de conseguir”.

Outro ponto relatado por Rayssa é que os estudos foram feitos em conjunto com um grupo de amigos, em que todos os integrantes também conseguiram o primeiro lugar em seus cursos. “A gente se reunia para fazer simulados, para estudar mesmo e isso ajudou muito. Você ter esse apoio, saber que tem outras pessoas na mesma situação faz muita diferença”.

Grupo de amigos da Escola Estadual Emygdio Campos Vidal passaram em 1º lugar. (Foto: Kísie Ainoã)
Grupo de amigos da Escola Estadual Emygdio Campos Vidal passaram em 1º lugar. (Foto: Kísie Ainoã)

Assim como Rayssa conseguiu a primeira colocação, Gabriela Alves da Rosa garantiu a vaga para Nutrição, Jeanne Patrícia de Macedo Guimarães passou para Fisioterapia, Ivan Urder para Letras e Wislaine Rodrigues para Engenharia Física. Todos aos 17 anos e com o primeiro lugar na categoria de alunos de escola pública, sendo que metade conseguiu através do Passe e os outros dois no vestibular.

Comemorando a colocação, Gabriela reforçou as explicações da amiga e destacou que o estudo em conjunto foi essencial para garantir a vaga na universidade. “Muitas vezes, eu pensava que fosse dar errado, mas a gente se apoiava. Domingo, às 7h, a gente estava fazendo simulado”.

Resultados - A UFMS publicou a lista dos aprovados no vestibular e do Passe nesta quarta-feira. Os resultados podem ser acessados através do site ingresso.ufms.br.

Quem foi aprovado dentro do número de vagas deve fazer a matrícula entre os dias 11 e 14 de fevereiro, de forma online, no site matricula.ufms.br.

Nos siga no Google Notícias