UFMS é a única de MS em ranking global, mas nas últimas posições
O Brasil tem 52 universidades na lista global e dentre as brasileiras, da UFMS está na 27ª posição
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) é a única do Estado dentre as 1.527 instituições no mundo avaliadas pela revista britânica THE (Times Higher Education), mas ocupa os últimos lugares no ranking internacional das universidades, de 1001 para mais.
O Brasil tem 52 universidades na lista global e dentre as brasileiras, a UFMS está na 27ª posição, conforme divulgou o Estadão nesta quarta-feira (2).
O ranking da THE reúne informações de instituições de 93 países e regiões do mundo. Os Estados Unidos lideram com 181 centros universitários inclusos na lista. Em seguida vêm o Japão (116), o Reino Unido (101), a China (91) e a Índia (63).
O Reino Unido e os EUA têm as 10 melhores instituições, sendo a britânica Oxford, que está à frente de um dos estudos para desenvolver a vacina contra o novo coronavírus, é a melhor do mundo, seguida por Stanford e Harvard (as duas últimas nos Estados Unidos).
Mais - A “elite” do ranking vai até o 200º lugar. Depois disso, as universidades são classificadas por faixas.
O Brasil subiu uma posição no ranking de 2019 para 2020, passando a ser a 6ª nação com maior número de instituições inclusas na lista, mas não tem nenhuma dentre as 200 melhores.
A USP (Universidade de São Paulo), que ficou na beira do "top 200" (entre as instituições com classificação de 201 a 250), é a mais bem avaliada do País e a Unicamp (Universidade Campinas) a segunda, na faixa entre 401 e 500.
As duas brasileiras subiram de posição em relação ao ano passado. Já a UFMS ficou estagnada.
A UFMS também está bem longe de alcançar as duas melhores do País, já que na listagem global, entre a universidade local e a USP há mais de 800 instituições de diferença. Veja mais no gráfico:
O Campo Grande News fez contato com a UFMS, que deve se manifestar nesta tarde sobre o posicionamento no ranking.