A cada quatro leitores, três nunca tiveram aula sobre educação financeira
Bancos terão a obrigação de oferecer ações para ensinar educação financeira a clientes a partir de 1° de julho
A maioria dos leitores, 75%, informou na enquete do Campo Grande News, de segunda-feira (16), que nunca fez aula de educação financeira. Outros 25% relatam já terem estudado sobre o assunto. Dados da PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) expõem que somente em Campo Grande há 198.049 mil endividados.
Nas redes sociais do jornal, os leitores comentaram que possuem o interesse em aprender sobre finanças para lidar melhor com o dinheiro. Iracy Tinoco relata que nunca fez curso sobre o assunto. "Essa falta de conhecimento impacta na vida adulta", relatou.
Susi Ellen explica que também nunca realizou: "Isso seria algo muito bom e de grande ajuda para a população nos tempos atuais", comentou. Ulysses Denis relata que também não fez e o aprendizado sobre as finanças também faz falta. "Gostaria muito de ter feito na educação básica. Seria um sonho", comentou o leitor.
Poucos leitores relataram ter aprendido sobre educação financeira. Beatriz Souza comenta que é uma delas "Acho que é a melhor coisa. Todos deveriam fazer". Tatiana Souza também relata ter feito e de forma gratuita. "Fiz na Sejuv [Secretaria Municipal da Juventude] e o curso foi muito bom", comentou.
Obrigatório - Bancos terão a obrigação de oferecer ações que ensinem aos clientes e empresários individuais sobre educação financeira. A Regra foi criada pelo Banco Central e CMN (Conselho Monetário Nacional) e começará a ser aplicada em 1° de julho.