Enquete: 79% dos leitores não doam sangue regularmente
Média nacional é de 14 doadores a cada grupo de mil pessoas, de acordo com o Ministério da Saúde
No Dia Nacional do Doador de Sangue, a maioria dos leitores do Campo Grande News diz que não faz doações regulares. Esta foi a resposta de 79% à enquete dessa segunda-feira (25). Apenas 21% dos votantes se dizem doadores recorrentes.
A média nacional, de acordo com o Ministério da Saúde, é ainda mais baixa. Apenas 1,4% da população doa sangue regularmente, ou seja, 14 em cada grupo de mil brasileiros. Este número, contudo, está dentro dos parâmetros da OMS (Organização Mundial da Saúde), que recomenda que o índice esteja entre 1% e 3%.
De acordo com a última atualização do painel do Hemosul, ontem (25) às 9h06, os estoques do tipo O estão em estado crítico. O positivo tem apenas 10% do que seria ideal e o negativo, 19%. A expectativa é que, com as doações de ontem, a quantidade de bolsas de sangue tenha aumentado na próxima estimativa do centro de doações.
Podem ser doadoras de sangue pessoas entre 16 e 69 anos. Quem tem menos de 18 precisa estar acompanhados de um responsável legal e a primeira doação só pode acontecer até os 60 anos. Os doadores recorrentes do sexo masculino podem fazer até quatro doações por ano, com um intervalo mínimo de dois meses. Já as mulheres podem doar até três vezes ao ano, com um intervalo de três meses.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.