Maioria diz que não, mas 34% tiveram problemas com vizinhos por causa de calçada
A enquete não tem caráter científico e visa somente refletir a opinião do leitor sobre temas do dia a dia
Na última semana o Campo Grande News recebeu várias denúncias pelo canal Direto das Ruas sobre moradores utilizando as calçadas de forma inadequadamente. Entretanto 66% dos leitores votaram que não tiveram problemas na vizinhança por causa de calçada. Outros 34% escolheram que “sim”, e deixaram seus relatos nas redes do jornal.
Calçada é terra sem lei, onde quem manda é morador e quem arrisca é vizinhança. Vários moradores se sentem intimidados e reclamam da obstrução das calçadas perto de sua residência. “Calçadas viram estacionamento e pedestres tem que ir para rua”, relata Hermenegildo Calazans uma das formas de impedir o trânsito de pedestres nas redes do Jornal.
Outros tipos de denúncias foram calçadas cobertas por jardins e cercadas. Pedro Soares deixa a sua indignação nas redes. “O problema é que as pessoas acham que a calçada é particular, quando na verdade é passeio público”. Conforme informado pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), “É proibido embaraçar ou impedir por qualquer meio o livre trânsito de pedestres e veículos nas ruas, praças e calçadas”.
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a calçada é parte da via, local que não é destinado a circulação de veículos, sendo reservada para pedestres, implantação de mobiliário urbano, sinalização e vegetação.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.