Às vésperas das Olimpíadas, judoca de MS fatura medalha de prata no Rio
Luta da final contra o adversário de Cuba foi definida pelo número de punições
Com a sua vaga assegurada nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que estão programados para começar em julho, o experiente judoca de Mato Grosso do Sul, Rafael Silva "Baby", conquistou a medalha de prata no último sábado (27) durante o Campeonato Pan-Americano e Oceania realizado no Rio de Janeiro.
Promessa de medalha em Paris, Baby foi o último brasileiro a pisar no tatame, porém não conseguiu finalizar sua luta contra o cubano Andy Granda, na categoria acima de 100 kg. Enfrentando o campeão Pan-Americano, o “gigante” de MS teve um desafio árduo pela frente. Ele tentou dominar através das golas e aplicar golpes decisivos durante a disputa, mas o cubano reagiu as investidas e garantiu o ouro.
A luta foi definida pelo número de punições, em poucos minutos o placar já tinha duas punições para cada e, antes do final do cronômetro, a arbitragem puniu Rafael Silva por falta de combatividade, dando a vitória a ao adversário cubano.
Somando as medalhas conquistadas em todos os dias de competição, o Brasil liderou o quadro geral, fechando o torneio com seis ouros, três pratas e seis bronzes.
“O judô brasileiro, mais uma vez, cumpriu sua missão. Terminamos líderes do quadro geral de medalhas, com uma diferença considerável para o segundo colocado. O Campeonato Pan-Americano é muito importante nessa reta final de preparação em termos de pontuação, de recolocação em posição de cabeça de chave”, resumiu Marcelo Teothonio, gerente de alto rendimento da CBJ.