ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 28º

Esportes

Judocas novatos se destacam em preparação para Olímpiadas em Paris

Neste domingo, o aquidauanense Rafael Silva 'Baby' disputará na categoria pesado o Gram Slam

Por Gabriel de Matos | 03/02/2024 21:17
Nauana Silva venceu Prisca Awiti Alcaraz (MEX) nas oitavas de final do Grand Slam de Paris (Foto: Tamara Kulumbegalashvili/IJF)
Nauana Silva venceu Prisca Awiti Alcaraz (MEX) nas oitavas de final do Grand Slam de Paris (Foto: Tamara Kulumbegalashvili/IJF)

No segundo dia do Grand Slam de Paris, a equipe brasileira de judô mostrou novamente sua força e perseverança, mesmo sem conquistar medalhas. O destaque ficou para os jovens judocas da seleção júnior, que enfrentaram adversários mais bem ranqueados, deixando uma marca positiva no evento e garantindo pontos no ranking mundial.

O Grand Slam de Paris distribui até 1000 pontos no ranking olímpico classificatório para Paris 2024. No domingo, último dia de disputas, o Brasil terá representantes nos pesos pesados: Karol Gimenes (78kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Buzacarini (100kg) e o aquidauanense Rafael Silva 'Baby' (+100kg), com a esperança de conquistar medalhas.

A atleta de 20 anos, Nauana Silva, na categoria meio-médio (63kg), teve uma estreia impressionante em Paris. Com um ippon sobre Enkh-Orgil Tsegmid, da Mongólia, e uma vitória por waza-ari contra a italiana Agnese Zucco, Nauana demonstrou habilidade e determinação desde o início. Nas oitavas, enfrentou Prisca Awiti Alcaraz, do México, número 12 do mundo, imobilizando-a por dez segundos e garantindo mais um waza-ari.

Apesar das punições nas quartas contra a japonesa Kirari Yamaguchi, Nauana manteve a pressão, forçando punições à adversária. Na repescagem, entretanto, ao tentar uma entrada, foi surpreendida pelo forte jogo de chão da britânica Lucy Renshall, número 4 do mundo, e ficou em sétimo lugar.

Outros dois talentosos judocas brasileiros, Vinícius Ardina e Gabriel Falcão, ambos com 20 anos, também deixaram sua marca nas chaves. Ardina surpreendeu ao estrear com um ipponzaço sobre Haozheng Chen, de Macao, e eliminar o cabeça de chave número 8 do mundo, Petru Pelivan, da Romênia, na segunda rodada. Apesar de não avançar às quartas, Ardina mostrou seu potencial.

Falcão, na mesma categoria de Ardina, estreou vencendo Guillaume Chaine, da França, e Abdullah Hamad, por imobilização. Nas oitavas, enfrentou Giorgi Chikhelidze, da Geórgia, abrindo vantagem com um waza-ari, mas acabou perdendo por ippon. Chikhelidze chegou à final, conquistando a prata.

Ellen Froner (70kg), Luana Carvalho (70kg) e Guilherme Schimidt (81kg) venceram suas primeiras lutas, mas foram eliminados na segunda rodada. Ketleyn Quadros (63kg) enfrentou a vice-campeã do mundo, Andreja Leski, da Eslovênia, na primeira luta, mas não avançou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias