Capital se prepara para sediar etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia
Competição contará com destaques da casa e renomadas duplas do Brasil nas areias do Parque das Nações
O Circuito Nacional de Vôlei de Praia chega à sua 7ª etapa. A partir da próxima quarta-feira (27), até o domingo (31), Campo Grande sediará competição em arenas que estão sendo montadas no Parque das Nações Indígenas, principal cartão postal da cidade.
Para a temporada de 2022 o torneio foi remodelado. A etapas regionais acontecem em duas categorias: Aberto e Top 8. O Aberto reúne as duplas que estão entre 8º e 13º lugar no ranking, além de dois convidados escolhidos pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei). Já o Top 8 será disputado pelas sete primeiras duplas mais bem ranqueadas da elite e o campeão do aberto da etapa anterior, que foi realizada em Vila Velha-ES.
O governador Reinaldo Azambuja recebeu nesta sexta-feira (22) atletas e representantes da Federação de Volêi de Praia e do patrocinador da etapa, que vieram convidá-lo para prestigiar o evento. “É uma competição de nível nacional com vários atletas na modalidade masculina e feminina. É algo que estimula esses atletas de alto rendimento e a iniciação esportiva. Nós temos investido muito nas estruturas para preparar os nossos atletas e receber esses grandes eventos e também nas bolsas para os profissionais que participam”, destacou o governador.
De acordo com o gerente da unidade vôlei de praia da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol), Guilherme Marques, a experiência em receber eventos de grande porte foi determinante na escolha por Mato Grosso do Sul. “Aqui chama a atenção porque já tem um histórico de passagem do vôlei de praia, é um estado que tem experiência em receber eventos desse nível. Entendemos também que tem um público muito acolhedor, que gosta de vôlei de praia”, declarou o gestor quando esteve na Capital.
Na etapa de Campo Grande participarão 50 duplas femininas e 55 masculinas, com grandes nomes nacionais da modalidade e pratas da casa.
Natural de Aquidauana, a experiente Talita Antunes, que participou das olimpíadas de Pequim 2008, Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016, disputará o Top 8 ao lado da parceira Rebecca Cavalcante. A dupla ocupa a 4ª colocação do ranking nacional.
De Ivinhema, a jovem revelação Tosta, 22 anos, medalhista de ouro no Campeonato Mundial Sub-19, também está confirmada no Top 8 do circuito ao lado da parceira Taina Bigi, do Sergipe. Ainda pelo top 8 feminino, Aninha e Carol de Três Lagoas, formarão uma dupla genuinamente sul-mato-grossense no circuito. Elas ocupam a 6ª colocação nacional da modalidade.
No masculino o destaque é o campo-grandense é Saymon Barbosa, 28 anos, que na última etapa do circuito brasileiro Top 8, disputado em Vila Velha (ES), sagrou-se campeão ao lado do seu parceiro Bruno Schmidt. A dupla está na 9ª colocação do ranking nacional.
Outro destaque de MS é Arthur Mariano, que embora tenha nascido no estado de São Paulo, se mudou ainda pequeno para Três Lagoas, onde começou nas modalidades de vôlei de quadra e praia. Ao lado do parceiro Adrielson, o atleta federado no Estado lidera o ranking nacional.