Comercial efetiva treinador a cinco dias da estreia do Estadual
Ronildo Rocha estava como treinador interino desde o término da campanha na Copinha
O Esporte Clube Comercial, de Campo Grande, anunciou nesta terça-feira (24) que Ronildo Rocha será o treinador para a temporada de 2023. O ex-goleiro, de 43 anos, estava como treinador interino desde o retorno do elenco Sub-20 que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Colorado estreia no domingo no clássico contra o Operário no Estádio Jacques da Luz, às 15h, pelo Sul-Mato-Grossense.
Rocha destacou que está trabalhando todos os dias como treinador desde a eliminação nos grupos da Copinha, que estava de auxiliar técnico e preparador de goleiros. "Hoje fecham 15 dias de trabalho direto. Cheguei da Copinha e comecei a trabalhar interinamente".
Ele relata que tinha a expectativa de ser efetivado. "De repente foi anunciado, a gente tinha uma expectativa, mas tudo foi rápido". O treinador informa que o principal objetivo da temporada é o de ficar na primeira divisão. "Além disso, vamos trabalhar para uma possível classificação ao mata-mata, pode ser que aconteça uma surpresa".
Em relação ao elenco e à tática que será usada, Rocha explicou que trabalhará em várias possibilidades. Até o momento, o Comercial não tem atletas com nome no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). "Eu até brinquei com os meninos e depende de uma posição do BID, ele quem vai nos escalar para domingo".
Segundo o treinador, entre 25 e 40 atletas estão treinando no campo do Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza. Quatro deles estavam no elenco da Copinha. São eles: o goleiro Pedro Trivelato, os zagueiros Virlan e Leandro e o lateral-esquerdo Felipe Mor.
O restante do elenco são das categorias de base sul-mato-grossense. Outros estão vindo para fazer a avaliação para compor o elenco.
Carreira - Ronildo Rocha tem mais de 100 partidas como treinador no futebol sul-mato-grossense. Desde 2015, ele passou pelo Campo Grande, Moreninhas, União ABC, Novo e agora Comercial.
Natural da Capital, esteve no primeiro acesso do União ABC para primeira divisão estadual. A última equipe antes do Colorado foi o Náutico. Rocha foi auxiliar técnico na campanha da Série B Estadual de 2022. O clube conseguiu se classificar e perdeu a vaga por punição da Justiça Desportiva após escalação irregular.
Como jogador profissional, foi goleiro e chegou a passar pela base do Internacional, do Rio Grande do Sul, entre os anos de 1996 e 1997. "Também passei pelo América de São José do Rio Preto, Paraná, Grêmio e Guarani de Veraneio".