ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 14º

Esportes

Crise no futebol de MS será discutida entre deputados e dirigentes

Tema foi levado ao debate pela Comissão Permanente de Educação, Cultura e Desporto

Por Gabriel Neris | 04/06/2024 08:52
Investigador do Gaeco cumpre mandado na sede da Federação de Futebol (Foto: Marcos Maluf)
Investigador do Gaeco cumpre mandado na sede da Federação de Futebol (Foto: Marcos Maluf)

A crise no futebol sul-mato-grossense será tema de discussão nesta terça-feira entre deputados e dirigentes na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. A audiência está marcada para às 14h.

O tema foi levado ao debate pela Comissão Permanente de Educação, Cultura e Desporto, presidida pelo deputado Rinaldo Modesto (Podemos). Entre os convidados está o interventor da presidência de Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, Estevão Petrallás.

Segundo o parlamentar, os representantes dos clubes serão ouvidos e devem apresentar suas demandas para que a comissão possa buscar soluções conjuntas sobre o cenário atual do futebol no Estado.

“Precisamos encontrar saídas para o nosso futebol. Mato Grosso do Sul já figurou entre os maiores do futebol nacional. Atualmente, ocupamos a terceira pior posição, atrás de Rondônia e Amapá. É uma vergonha nacional, uma tristeza o que tem acontecido. Não tem empresário que tenha interesse em investir R$ 1 no esporte.”, lembra o deputado.

A comissão também é composta pelos deputados Junior Mochi (MDB), Gleice Jane (PT), Pedro Caravina (PSDB) e Mara Caseiro (PSDB).

Se dentro de campo os resultados não aparecem, fora dele a crise é ainda maior. O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) deflagrou no dia 21 de maio a Operação “Cartão Vermelho”. O Ministério Público Estadual investiga o desvio de R$ 6 milhões entre setembro de 2018 e fevereiro de 2023.

Francisco Cezário embarca em viatura do Gaeco e vai para a prisão (Foto: Henrique Kawaminami)
Francisco Cezário embarca em viatura do Gaeco e vai para a prisão (Foto: Henrique Kawaminami)

O presidente afastado da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), Francisco Cezário, está preso, acusado de participação em esquema de corrupção e lavagem de dinheiro com recursos oriundos da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e de verbas públicas.

Além de Cezário, que completa 78 anos nesta terça-feira (4), e passou quase 30 anos à frente da entidade, outras seis pessoas foram presas, suspeitas de participação no esquema.

Da prisão, Cezário pediu afastamento do cargo de presidente e a entidade conta atualmente com um interventor. Estevão Petrallás, ex-presidente do Operário, foi encarregado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para administrar o futebol local de forma interina.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também