Após questionamentos do TJ, CBF reconhece nomeação de Petrallás
Procurador alegou incompatibilidade articulada, uma vez que Estevão atuava no Galo quando foi nomeado
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) novamente reconheceu, nesta quarta-feira (29), a nomeação do ex-presidente do Operário, Estevão Petrallás, para ocupar o cargo de presidente da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul). No dia anterior, a Procuradoria do TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) havia questionado se o interventor havia se desligado do Operário antes de ser considerado titular.
O presidente da confederação, Ednaldo Rodrigues Gomes, pontuou que não houve incompatibilidade articulada, visto que Estevão se licenciou do time campo-grandense no dia 28 de maio.
Segundo o regulamento da CBF, é vedado que administradores ou membros de conselhos fiscais assumam a prática ou função em organização que regular as modalidades praticadas pela organização.
Conforme noticiado, a portaria publicada na terça-feira (28) pela entidade máxima do futebol nacional afastou Francisco Cezário de Oliveira da presidência da FFMS e nomeou Petrallás pelo prazo de 90 dias. Na segunda, Estevão se reuniu com o presidente da CBF na sede da entidade.
Diante dos fatos, o procurador-geral do TJD, Adilson Viegas de Freitas Junior, enviou o questionamento sobre a validade da nomeação. Na ata de posse da atual gestão da FFMS estão nome de vice-presidentes, sendo eles: Marco Antônio Tavares; Alfredo Zamlutti Junior; Américo Ferreira da Silva Neto; Carlos Alberto de Assis e Aparecido Jose Damaceno.
O mandato deles começou a valer no dia 30 de abril de 2023 e vai até 30 de abril de 2027. O nome de Petrallás passará por uma apreciação em assembleia geral extraordinária no dia 7 de junho, marcada pelos clubes em reunião no Hotel Ipê. Isso está previsto no artigo 142 do Estatuto da CBF.
O anúncio do interventor da CBF não foi bem recebido pelos clubes. Ainda na segunda-feira, em outra reunião para definir o início do Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-20, eles encaminharam um abaixo-assinado ao presidente do TJD-MS, Patrick Hernandes. Ele recebeu o documento com 16 assinaturas contrárias a nomeação de Estevão.
Os clubes que tiveram representantes na lista foram Dourados AC; CD 7 de Setembro; EC Comercial; Ivinhema FC; OAC (Operário Caarapoense); São Gabriel EC; Cefac/Esquerdinha; AA Portuguesa; Novo FC; MS Fênix; Náutico FC; Aquidauanense; Corumbaense; Ponta Porã SE; União ABC.
Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok