ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  21    CAMPO GRANDE 26º

Esportes

Após questionamentos do TJ, CBF reconhece nomeação de Petrallás

Procurador alegou incompatibilidade articulada, uma vez que Estevão atuava no Galo quando foi nomeado

Por Gustavo Bonotto | 29/05/2024 22:22
Após questionamentos do TJ, CBF reconhece nomeação de Petrallás
Ednaldo Pereira ao lado de Estevão Petrallás na sede da CBF. (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) novamente reconheceu, nesta quarta-feira (29), a nomeação do ex-presidente do Operário, Estevão Petrallás, para ocupar o cargo de presidente da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul). No dia anterior, a Procuradoria do TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) havia questionado se o interventor havia se desligado do Operário antes de ser considerado titular.

O presidente da confederação, Ednaldo Rodrigues Gomes, pontuou que não houve incompatibilidade articulada, visto que Estevão se licenciou do time campo-grandense no dia 28 de maio.

Segundo o regulamento da CBF, é vedado que administradores ou membros de conselhos fiscais assumam a prática ou função em organização que regular as modalidades praticadas pela organização.

Conforme noticiado, a portaria publicada na terça-feira (28) pela entidade máxima do futebol nacional afastou Francisco Cezário de Oliveira da presidência da FFMS e nomeou Petrallás pelo prazo de 90 dias. Na segunda, Estevão se reuniu com o presidente da CBF na sede da entidade.

Diante dos fatos, o procurador-geral do TJD, Adilson Viegas de Freitas Junior, enviou o questionamento sobre a validade da nomeação. Na ata de posse da atual gestão da FFMS estão nome de vice-presidentes, sendo eles: Marco Antônio Tavares; Alfredo Zamlutti Junior; Américo Ferreira da Silva Neto; Carlos Alberto de Assis e Aparecido Jose Damaceno.

O mandato deles começou a valer no dia 30 de abril de 2023 e vai até 30 de abril de 2027. O nome de Petrallás passará por uma apreciação em assembleia geral extraordinária no dia 7 de junho, marcada pelos clubes em reunião no Hotel Ipê. Isso está previsto no artigo 142 do Estatuto da CBF.

O anúncio do interventor da CBF não foi bem recebido pelos clubes. Ainda na segunda-feira, em outra reunião para definir o início do Campeonato Sul-Mato-Grossense Sub-20, eles encaminharam um abaixo-assinado ao presidente do TJD-MS, Patrick Hernandes. Ele recebeu o documento com 16 assinaturas contrárias a nomeação de Estevão.

Os clubes que tiveram representantes na lista foram Dourados AC; CD 7 de Setembro; EC Comercial; Ivinhema FC; OAC (Operário Caarapoense); São Gabriel EC; Cefac/Esquerdinha; AA Portuguesa; Novo FC; MS Fênix; Náutico FC; Aquidauanense; Corumbaense; Ponta Porã SE; União ABC.

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok

Nos siga no Google Notícias