Daiane Muniz, de MS, será VAR na abertura da Copa do Mundo Feminina
Jogo de abertura do primeiro Mundial feminino com 32 seleções será na quinta-feira (20), às 6h (de MS)
Mato Grosso do Sul estará representado na estreia da Copa do Mundo Feminina da Austrália e Nova Zelândia 2023. Daiane Muniz dos Santos, de 35 anos, será a VAR (árbitra assistente de vídeo) da partida de abertura do Mundial. Austrália e Irlanda entrarão em campo na quinta-feira (20), às 6h (de MS), no Estádio Accor, pelo grupo B.
O restante da equipe também será brasileiro, com a árbitra Edina Alves (SP-FIFA) e as assistentes Neuza Back (SP-FIFA) e Leila Cruz (GO-FIFA). Este será o segundo confronto do dia, Nova Zelândia e Noruega abrem o Mundial, às 3h, no Estádio Eden Park, no grupo A. A Seleção Brasileira tem jogo no dia 24, às 7h (de MS), contra o Panamá.
Daiane Muniz foi anunciada que faria parte da equipe de arbitragem brasileira no começo do ano. Natural de Três Lagoas, está na Seleção Nacional de Arbitragem desde 2014. Atualmente, está na FPF (Federação Paulista de Futebol).
Ela tem experiência internacional e foi VAR na Copa do Mundo Feminina Sub-20 na Costa Rica em agosto do ano passado. Nascida em Três Lagoas, ela começou na arbitragem há oito anos quando estava atuando como árbitra assistente. Além disso, é professora de Educação Física.
Em 2020, tornou-se a primeira mulher a ser árbitra principal em uma partida do Campeonato Sul-Mato-Grossense, no jogo entre Corumbaense e Maracaju. Depois, se transferiu para a FPF e participou das arbitragens de vídeo no Campeonato Brasileiro.
Além disso, ela foi a primeira VAR mulher a estar em jogo masculino da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). Daiane esteve no confronto entre Huracán, da Argentina, e Danúbio, do Uruguai. Jogo foi válido pela Copa Sul-Americana.