ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 32º

Jogo Aberto

Governador manda assessoria fechar o bico sobre agenda

Jéssica Benitez, Renata Volpe e Gabriela Couto | 07/02/2023 06:00
Governador manda assessoria fechar o bico sobre agenda
Tiedel abraça mulher que recebeu a primeira CNH social, mas apenas com fotografo do Governo para registrar. (Foto: Assessoria)

Tímido? - Na sexta-feira passada, o governador Eduardo Riedel (PSDB) deu ordens expressas à assessoria de imprensa e ao cerimonial do Estado: nem todos os eventos da agenda oficial devem ser divulgados para cobertura da imprensa. Na avaliação dele, nem tudo precisa de holofotes. E a equipe imediatamente colocou o plano em andamento. Fechou a boca sobre a cerimônia de entrega da primeira CNH Social que ocorreu nessa segunda-feira (6), evento sem jornalistas, mas com muitos políticos. Depois de todo mundo negar que havia algo agendado para o início da manhã, o próprio Riedel surpreendeu postando nas redes sociais vídeo da cerimônia.

Líder do governo - Outra reunião guardada a sete chaves ocorreu à tarde na Governadoria. Mas desta vez não deu para despistar os jornalistas. Mesmo assim, o resultado da conversa entre deputados e governador ficou em sigilo. A pauta seria a escolha da liderança do governador na Casa de Leis. Mas o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gérson Claro (PP), afirmou que o nome só sai no decorrer da semana, sem data marcada.

Dia agitado - E a tarde foi bem movimentada na sede do governo, no Parques dos Poderes. De repente chegou por lá a “onça nacional”, senadora Soraya Thronicke (UB). Ela garantiu que marcou agenda com Eduardo Riedel para tratar de projetos no Estado. "Independente de cor de bandeira e partido, sempre vou defender o Mato Grosso do Sul".

Segredo – Batalha judicial entre a mãe de Eliza Samúdio, Sônia Moura, e o goleiro Bruno Fernandes, ganhou novo capítulo e foi parar na segunda instância da Justiça sul-mato-grossense. No entanto ninguém mais, além das partes envolvidas e o próprio Judiciário, saberá o que se passa na ação que pede indenização por dano moral e material ao menino Bruninho, filho do atleta com a modelo. O processo foi colocado em segredo de justiça.

Migalha - A ação, que corre desde 2014, foi ingressada por Sônia em nome de Bruninho e pedia mais de R$ 6 milhões em indenização por dano moral e material. Mas em outubro passado o juiz determinou que Bruno pagasse R$ 650 mil. O atleta, então, pediu que o valor seja ainda menor, alegando ser sustentado pela atual esposa. A defesa da criança, por sua vez, quer provar o contrário e garantir pelo menos que o valor já determinado seja pago ao garoto.

Agenda lotada – Julgamento de recurso em ação, que pode aumentar ou diminuir as penas aplicadas ao ex-prefeito Gilmar Olarte, à ex-primeira-dama Andreia Zanelato, acusados de esquema de lavagem de dinheiro, pode ter data alterada pela quinta vez. Agora a defesa de Andreia alega não ter agenda para o dia 14 de fevereiro às 14h e quer antecipação para o dia 7 ou que seja escolhido outro horário.

Réplica - Depois de o deputado estadual e ex-governador Zeca do PT dizer que quer a prestação de contas da Cassems, o deputado Zé Teixeira (PSDB) publicou requerimento com pedido para o presidente da instituição, Ricardo Ayache, falar sobre a Caixa de Assistência aos Servidores. No requerimento, consta que ele irá à Casa de Leis na próxima quarta-feira, dia 8.

Copia e cola – Embora a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) esteja feliz por ter divulgado seu primeiro projeto de lei, a matéria é uma cópia. Na última legislatura, o ex-deputado estadual Cabo Almi (PT) apresentou proposta semelhante. O projeto 105/2019, apresentado em maio de 2019, pretendia obrigar bares, restaurantes e casas noturnas a adotarem medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco. A proposta foi arquivada após veto total do Executivo. Mas foi aprovada já em alguns estados.

Repetido² - E a repetição não para por ai. O deputado estadual Neno Razuk (PL) apresentou o mesmo projeto em junho de 2021, que pretendia obrigar bares, restaurantes, casas noturnas e locais correlatos a auxiliarem mulheres que estejam em situações de risco dentro das dependências do estabelecimento. O PL 214/2021 nem chegou a ir para o plenário de votação. Foi barrado ainda na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), por unanimidade. Mas a estreante Lia Nogueira não desiste e nesta terceira tentativa acha que pode ganhar força pela conjuntura. Ela se respalda na situação do jogador de futebol Daniel Alves, preso na Espanha. Ele é acusado de violentar uma mulher dentro de uma boate.

Quadrilátero central - Depois da desilusão nas últimas eleições, o ex-governador André Puccinelli (MDB) começou cedo a campanha e está em plena atividade política. De olho na Prefeitura de Campo Grande, ele já está fazendo caminhadas pelo Centro da Capital pensando em se reconectar com o eleitorado para a disputa de 2024. Na segunda-feira, ele postou imagens caminhando na 14 de Julho, conversando com o povo no tradicional bar do Zé e foi até a Maria Fumaça, em frente ao antigo Hotel Gaspar.


Nos siga no Google Notícias