Construção precisa ter história para tirar arquitetura da mesmice
Orientação de arquiteto é que as tendências existem, mas cada espaço precisa contar sobre quem a gente é
Quando chega o momento de construir ou reformar um espaço comercial vem o desafio de tirar as ideias da mesmice e garantir que a construção não fique parecendo um “copia e cola” de outras. E, para colocar isso em prática, a dica de quem se especializou na área é que todo espaço precisa refletir a história, as necessidades de quem trabalha e é atendido por ali. Mas como fazer isso? A estratégia pode ser focar nos detalhes.
“Tanto a função do espaço quanto a rotina das pessoas muda totalmente o projeto e cada perfil impacta muito. Então é nisso que a gente pensa desde o início”, define o arquiteto Pedro Luiz Chaves da Silva que, em conjunto ao engenheiro Vinícius Brites, desenvolveu o projeto da nova sede do Campo Grande News através do Estúdio Construir. Tomando o portal como exemplo é possível pegar as dicas e ver na prática como a “alma” da empresa é o que vai fazer diferença.
Para traçar os pontos de partida, Pedro explica que pensar na utilidade é importante, mas só isso não é suficiente. “A rotina das pessoas, por exemplo, muda totalmente o projeto principalmente na criação de espaços. O perfil de quem vai estar ali também”, introduz.
Por todo o prédio, fotografias feitas pelos fotojornalistas do portal se espalham e elas exemplificam essa personalidade incorporada ao projeto. São pontos como este que o arquiteto destaca ao dizer que é necessário entender os perfis, suas demandas e características.
Quem olha rapidamente pode pensar que é realmente “apenas” um foco em itens decorativos, mas Pedro argumenta que é o contrário. “É um trabalho longo desenvolver o projeto e a ideia das fotos veio da redação. A partir dessa ideia, que aceitamos, vemos que os resultados realmente são bons e o cliente fica ainda mais feliz”.
Sintetizando a ideia, o projeto precisa ser contemplado como um todo: se estamos falando sobre um prédio que é a sede de um portal de notícias, como não ter esse traço por ali? É necessário escolher desde o piso até a decoração, tratamentos de acústica e integração entre os espaços para que a dinâmica necessária seja possível de executar sem que a identidade fique perdida.
Pensando na sede, tudo foi desenvolvido a partir da redação já que ela é o coração da empresa. Então, tanto o “desenho” de o que seria construído quanto a decoração e escolha dos materiais foi sendo pensado seguindo essa linha.
Essas informações e definições não surgiram sozinhas, vieram durante uma “entrevista” com os responsáveis pelo portal. E essa é outra dica importante: o arquiteto irá fazer várias sugestões, mas isso só dá certo quando consegue entender a história que será construída por ali.
“O cliente vai contar os problemas e as demandas que vão desde a passagem de pessoas, movimentação de cadeiras no caso da redação, quem será recebido em cada espaço e isso é importante”, diz Pedro. Tomando esse último critério, quem irá frequentar o local também vai diferenciar a construção, assim como as impressões que serão desenvolvidas usando os ambientes.
É por isso que no projeto do Campo Grande News cada espaço possui uma identidade própria, indo desde a redação até as salas de cargos de chefia e setor comercial.
“Na redação temos o maior fluxo de pessoas e, a partir dela, também começamos a pensar nos outros módulos como banheiros, copa e toda estrutura mais próxima. Só depois que planejamos o administrativo no andar de cima”, relata sobre a parte mais estrutural”, explica Pedro.
Já sobre as salas de chefia, ele comenta que os convidados e a forma de trabalho que cada integrante da equipe também precisa ser pensada. Isso porque muitas vezes, o cliente consegue explicar o básico, mas o arquiteto precisa estar preparado para entender as dinâmicas não ditas.
“Cada ambiente precisa transmitir uma mensagem dependendo da motivação de uso. Por isso, alguns ambientes combinam com luzes mais frias, outras com mais quentes, há a textura das mesas, a escolha dos materiais, enfim, tudo isso precisa ser levado em conta”.
Então, para quem quer encontrar soluções para ambientes comerciais, a dica principal é não deixar os detalhes de lado. Desde a integração dos espaços até a escolha dos materiais, cada etapa precisa se integrar com as histórias que serão contadas a partir da construção.
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