ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Com 23 atrações, festival vai mostrar toda força da expressão de rua

Expressão de Rua será realizado na Plataforma Cultural, ao lado da Feira Central de Campo Grande

Por Cassia Modena | 11/11/2023 07:55
Organizador e integrante da Engenheiro Edson canta em edição anterior (Foto: Reprodução/Instagram)
Organizador e integrante da Engenheiro Edson canta em edição anterior (Foto: Reprodução/Instagram)

A Plataforma Cultural, que fica ao lado da Feira Central de Campo Grande, será o palco para celebrar a cultura negra com o 7º Festival Expressão de Rua, no próximo sábado (18).

Serão oito horas de evento, das 14h às 23h. Estão confirmadas 23 atrações, entre elas Du Mato Mc, André Dante, GDZ MC, banda Marolo, Engenheiro Edson, A Insana Corte e Breaking MS. Além disso, haverá grafitagem no local, feira de artesanato e espaço com brincadeiras para as crianças.

O evento é alusivo ao Dia da Consciência Negra, que é em 20 novembro. O organizador, Eduardo Miranda Martins, o Dudu, explica que será um festival que vai colocar "negros e negras para cantar, expor sua arte e ficarem em evidência".

GDZ MC será uma das atrações musicais (Foto: Reprodução/Instagram)
GDZ MC será uma das atrações musicais (Foto: Reprodução/Instagram)

Toda a programação vai "celebrar, mas também para pensar e refletir os mais de 400 anos de escravidão do povo negro e a desigualdade social que os atinge", acrescenta Dudu.

Quase 1 década - No ano que vem, o Expressão de Rua vai completar 10 anos de existência. Foram realizadas seis edições durante esse tempo, sendo que próxima será a sétima.

Sem muita estrutura no início, o evento independente foi melhorando no quesito com a união de quem o faz acontecer. "Fomos superando tudo na base da resistência. Hoje temos uma caixa de som e equipamentos que não são dos melhores, mas nos atendem bem", relata o organizador.

O evento nasceu com o objetivo de abrir espaço especialmente para artistas do hip hop e breaking de Campo Grande, que acabam enfrentando dificuldade no acesso aos grandes públicos. "Vemos eles sempre na programação secundária dos festivais realizados pelo poder público em Mato Grosso do Sul e que, além disso, muitas pessoas que querem se apresentar não conseguem por causa da burocracia de se inscrever e emitir nota fiscal, por exemplo", diz o organizador.

A última edição do festival foi realizada no Bairro Vila Nasser, no ano passado, e reuniu cerca de 4 mil pessoas. Ele foi realizado junto a um campeonato de futebol.

Moreninhas - A oitava edição do Expressão de Rua já tem local definido: será o Bairro Moreninhas, adianta Dudu.

A expectativa é fechar até lá uma programação ainda mais diversa, para reunir moradores da região e de outras. "Nosso evento é itinerante. O que não muda é que queremos mostrar a cultura negra", pontua.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias