De grafite a videomapping, coletivo tem novidade em arte regional
Reunindo diversos artistas, o primeiro rolê artístico do grupo vai oferecer experiências de interação
Ao invés de levar as obras para locais fechados, o Coletivo Ponte quer mostrar as novidades da arte contemporânea regional como uma experiência coletiva fora das paredes. Formado por artistas de nichos variados, o primeiro rolê coletivo do grupo espera provar seu ponto, unindo desde grafite e desenho ao vivo até videomapping, já no próximo sábado (2).
Integrante e uma das fundadoras do coletivo, Sara Walter, a Syunoi, explica que o coletivo conta com nove integrantes que atuam com artes cênicas, artes visuais, videomapping, grafite, arte e tecnologia e audiovisual. “Essa união vem de várias participações em exposições coletivas, amizades e também de reuniões coletivas que iam surgindo”.
Durante o segundo semestre deste ano, Sara decidiu reunir essas pessoas e propor a criação do coletivo. “Isso já acontecia inconscientemente e a partir disso surge o nome ‘Ponte’ e as coisas vão se iniciando, assim como a proposta de fazer exposições coletivas e rolês artísticos”, explica.
Em relação às especificidades pensadas pelo grupo, a artista pontua que a base vem como uma carência de eventos artísticos em Campo Grande. “O Rolê Ponte segue essa premissa de trazer a arte para um espaço mais amplo e fazermos desse evento uma experiência artística aberta para todes que queiram apreciar a arte contemporânea sul-mato-grossense”.
Com a produção do evento desde agosto, a proposta final se tornou a de oferecer a conexão entre os artistas e o público. Assim, criando uma conexão entre a forma com que o grupo se entende e a produção de eventos.
“Como estávamos juntando artistas diversos, cada um foi propondo suas ideias e fomos juntando isso, como o desenho ao vivo, exposição de obras e videomapping, tudo se construiu nesses diálogos e trocas de como poderíamos transmitir essa experiência de maneira ampla”.
No cronograma, o evento de sábado terá exposição com Punk Marinho, Meio Trash e SONEK, desenho ao vivo com Barbara Campiteli, Letícia Maidana, Luas MS e Thalya, lambe-lambe com Letícia Maidana e Luiza Mekaru. Além disso, Lua Lezcano fará uma performance sobre ‘Corpo e Ancestralidade’ e Ammora Ep sobre ‘Emergência Viceral’.
O rolê continua com videomapping feito por Natacha IK e Syunoi, todos acompanhados por DJ Set por Compacta Baudelaire e Renan Cruz.
De acordo com Sara, o evento terá entrada gratuita e será realizado no bar Vexame, localizado na Avenida Calógeras, número 3100, a partir das 20h no dia 2 de dezembro.
Mais informações sobre o coletivo e sobre o evento podem ser consultadas no perfil do Instagram @coletivo.ponte.
Confira a galeria de imagens:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.