Inspirado em lendas, livro infantil traz contos que resgatam a cultura cigana
Para autora, contar histórias é uma maneira de manter viva a tradição de seu povo
No dia 8 de abril, a literatura cigana ganha mais um representante, o livro 'Era uma vez… um povo cigano", escrito pela Cigana Luna Negra, que também é dançarina, professora de dança cigana e flamenca, taróloga, poetisa e escritora.
Luna estreia na literatura realizando uma curadoria especial das histórias de Charles Perreout e dos irmãos Grimm que trazem a temática cigana. Os contos desses escritores são mundialmente reconhecidos e fazem parte da cultura infantil da humanidade.
O objetivo da escritora é desmistificar a cultura cigana e transmitir informações relevantes sobre esse povo, mas de um jeito leve, divertido e lúdico usando os contos de fadas como inspiração. "Eu pretendo também trazer reflexão profunda sobre o mundo em que vivem nossas crianças e adolescentes. Será que estamos realmente ensinando para elas valores como a paz, o amor, e o respeito à diversidade?', questiona a autora.
Além disso, ela pontua que o hábito de ouvir e contar histórias faz parte da tradição de seu povo. "Nós nascemos e crescemos ouvindo as histórias e lendas contadas pelos nossos pais e avós, e é graças a elas que a nossa cultura se mantém viva passada de geração a geração", explica.
Estima-se que hoje existam aproximadamente 500 mil integrantes de povos ciganos distribuídos pelo País, em pelo menos três etnias: os Calon, os Roma e os Sinti. A Cigana Luna Negra vive há 30 anos em Campo Grande, mas já residiu em muitas cidades Brasil afora. Hoje, uma de suas atividades na Capital é a dança. Seu estúdio é uma verdadeira tenda cigana.
“Temos ali vários elementos da nossa cultura, como o tablado de flamenco, o altar de Santa Sara, tachos de cobre e muitos outros detalhes. É uma maneira de levar às pessoas a cultura do nosso povo”, explica.
Lançamento - O livro 'Era uma vez… um povo cigano" será lançado ao público no dia 8 de abril, na Biblioteca Pública Municipal "Anna Luiza Prado Bastos", no Horto Florestal de Campo Grande, e pode ser adquirido na pré-venda pelo site.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).