Presente para o pai inspirou Alexia a criar decoração com cimento
Desde 2020, a designer cria peças decorativas e utilitárias que tem mais de uma função
O Dia dos Pais foi o ponto de partida para que Alexia Camila Pereira Dias Alves, de 27 anos, começasse a transformar o rústico em delicado. Em 2020, ela queria presentear o pai com algo personalizado e assim começou a jornada com a decoração afetiva.
Formada em design de interiores, Alexia estava no terceiro semestre quando começou a utilizar a técnica do granilite e do marmorizado para criar as peças. Dona da marca Hera Decor, ela produz luminária, bandejas, incensários, kit escritório, porta jóias, porta canecas, porta para velas, canecas e vasos de plantas.
Os vasos de planta foram o ponto de partida para que Alexia investisse no empreendimento. Ela conta como um presente a fez chegar onde está hoje. “Queria dar um presente ao meu pai feito por mim, procurei algumas ideias na internet e encontrei vasos de plantas feitos com cimento, Logo pensei: perfeito, meu pai ama plantas e minha casa está em reforma. Já tenho o material”, recorda.
Depois daquele vaso, Alexia criou outros oito a pedido de um amigo do pai. Aquela encomenda seria a primeira de muitas que a designer receberia desde que criou o Instagram da loja. Ela conta que depois de um tempo criando apenas vasos viu a possibilidade de expandir para outros produtos.
“Comecei fazendo vasos para plantas vivas com o cimento cinza convencional e ao passar dos meses conheci o cimento branco estrutural e a técnica do granilite. Percebi a possibilidade de fazer inúmeras peças como as bandejas, o kit lavabo, luminárias, de fazer peças coloridas e agregar outros materiais como os cristais”, diz.
O granilite, segundo ela, é produzido com a composição de areia, água, cimento branco ou cinza junto de grânulos de diferentes pedras naturais, como o mármore, o quartzo, o basalto e o seixo de rio. Ela dá detalhes de como funciona a produção de alguns dos itens decorativos que usam o material, como as luminárias.
“É feita a massa com cimento e todos os agregados. Coloca a massa nos moldes, espera secar e depois é preciso lixar para a mágica acontecer. O que era uma peça lisa se transformar e uma peça de granilite porque a técnica consiste em mostrar os pedriscos que foi usado na massa”, esclarece.
Entre as luminárias feitas por ela estão as com pirita, selenita, turmalina negra e jasper vermelho. Outro produto que traz a técnica de granilite são os vasos acompanhados com flores secas, que há 1 ano viraram a combinação favorita da empreendedora.
Combinações e composições diferentes estão presentes em boa parte do trabalho de Alexia. Um exemplo é o vaso Helena que tem um tubo de ensaio onde é possível colocar uma muda de planta. Para completar, é possível usar a bandeja oval de cimento para dar um toque a mais ao vaso.
Além da bandeja oval, ela também faz a bandeja balls no marmorizado Caramelo e Lua. A peça pode ser adaptada tanto para guardar acessórios, quanto para ser um belo porta-copos. Quem gosta de kits tem várias opções personalizadas à disposição, por exemplo, o kit escritório ou o kit atria onde é possível organizar pincéis de maquiagem ou acessórios.
Apesar de exigirem muito trabalho e atenção, criar as peças é um prazer para Alexia que é apaixonada por decoração e sabe a importância que esses itens tem. “Eu adoro, me sinto realizada, para mim é algo terapêutico, muito prazeroso! Sempre gostei de manualidades e de presentear as pessoas que amo com algo feito por mim e foi assim que a Hera começou”, destaca.
A designer expõe nas feiras O Balaio em Dourados e na Feira Ziriguidum em Campo Grande. Quem quiser conferir o trabalho, o perfil no Instagram é @decor_hera
Confira a galeria de imagens:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.