Bloco Reggae garante música, arte e inclusão neste domingo
Celebrando os 16 anos do grupo Rockers Sound System e os 13 anos do Bloco carnavalesco de Reggae em Campo Grande, o evento “Bloco Reggae 13 anos” terá vasta programação neste domingo, das 14 horas às 23 horas, na Plataforma Cultural, com shows de artistas estaduais, nacionais, oficinas de música, dança, exposições artísticas e muito mais.
Realizado pelo produtor cultural Diego Manciba, o evento marca o momento da cultura reggae em Campo Grande. “Esse momento é muito especial para nós que fazemos parte da cultura reggae de Mato Grosso do Sul, esse momento é uma forma de reconhecer a caminhada que tivemos em Campo Grande, fortalecendo a cultura de rua, de união e de resistência. O reggae é muito mais do que uma música, é um estilo de vida, é um movimento que promove a paz, a solidariedade, é um jeito de vestir, de falar, enfim, a gente quer mostrar tudo isso com esse projeto”, afirma ele.
A programação é, assim como o objetivo da iniciativa, um convite ao mergulho nessa cultura que tem origem na Jamaica e mobiliza diversos simpatizantes campo-grandenses. Todas as atividades são gratuitas e os interessados em participar das oficinas podem preencher o formulário disponível no Instagram por meio do link, ou podem, também, optar por se inscreverem no evento, a partir das 14h.
A música, como não poderia deixar de ser, é a grande protagonista do encontro. Sobem ao palco artistas como Tico Dubem, Gustavo Dread e, claro, Rockers Sound System.
De acordo com o músico corumbaense Tico Dubem, que vem especialmente a Campo Grande para apresentar seu set no evento, o público pode esperar um som que promove reflexões a respeito do meio ambiente. “O pessoal pode esperar muito do que a cultura reggae diz, a justiça social, principalmente, um reggae com justiça social, mas não se esquecendo das raízes pantaneiras, então as pessoas podem esperar muitas mensagens sobre conservação do Pantanal, que é um dos meus ativos no meu set, sempre falar sobre a relação entre pessoas e o planeta terra”, completa ele.
Para Gustavo Dread, que já participou de produções com o grupo Rockers Sound System, participar deste evento é uma grande alegria. “Acompanho o Rockers Sound pela internet há algum tempo, já fiz músicas exclusivas para eles tocarem no baile então é uma expectativa muito grande, além de conhecer esses irmãos pessoalmente, poder estar levando a minha música, que amplifica os meus pensamentos, então estou muito feliz”, diz ele.
Confira a programação completa:
- Oficina de Sound System às 14 horas, abordando a cultura dos sistemas de som e sua importância na difusão do reggae;
- Oficina de Dancehall durante a apresentação de música, explorando a dança e a música como formas de expressão cultural;
- Exposição de artes e artesanato de artistas regionais durante todo o evento, assim como área de alimentação;
- Live painting (pintura ao vivo) durante o evento;
- Atividades recreativas para crianças durante o evento;
- Show de Tico Dubem às 15 horas;
- Show de Rockers Sound System às 17 horas;
- Show de Gustavo Dread às 17 horas.
A Plataforma Cultural está localizada na Av. Calógeras esquina com Mato Grosso. A entrada é gratuita, mas o público pode contribuir com 1kg de alimento não perecível.
O evento é fruto de um projeto aprovado no edital para Fomento a Ações Culturais Lei Paulo Gustavo (LPG), promovido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.