ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEXTA  27    CAMPO GRANDE 25º

Diversão

Cidade vai respirar dança a partir de hoje com espetáculos gratuitos

Programação é totalmente gratuita e traz artistas e companhias de MS, SP, RJ, ES, PR e BA

Por Thailla Torres | 30/09/2024 07:53
Espetáculo OU 9 OU 80 da Clarin Cia de Dança. (Foto: Sérgio Fernandes)
Espetáculo OU 9 OU 80 da Clarin Cia de Dança. (Foto: Sérgio Fernandes)

Dança por toda Capital, de hoje (30) até 6 de outubro, Campo Grande recebe a Semana pra Dança 2024. Com uma programação com 16 espetáculos, 57 coreografias, 12 oficinas, 11 ações de mediação artística e festa, será possível dançar, aprender e apreciar dança em escolas, no teatro Aracy Balabanian, no Armazém Cultural, na praça Ary Coelho e no shopping Norte Sul Plaza.

A realização é do Colegiado Estadual de Dança de MS e da Associação Arado Cultural, com investimento da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

A abertura oficial é hoje (30), às 19h30, no teatro Aracy Balabanian, no Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG). Em seguida, às 20h30, a companhia convidada Cia de Dança do Pantanal (Corumbá-MS), apresenta o espetáculo Janela do Dia. Assim como a janela física em nossas casas, a janela do dia nos encoraja a olhar para o horizonte e abraçar as possibilidades que o presente nos oferece. Cada amanhecer é uma lembrança de renovação, um convite para deixar para trás as preocupações do passado e abraçar a esperança do futuro que se desenrola além dessa janela. O evento de abertura será acessível em libras e livre para todos os públicos.

Me brega, baile - Casa 4. (Foto: Cássio Conde)
Me brega, baile - Casa 4. (Foto: Cássio Conde)

 Programação para apreciar dança pela capital

1° de outubro (terça-feira): às 19 horas, a Oficina de dança de Corumbá apresenta o espetáculo Comitiva Esperança, no Armazém Cultural. Depois, às 20h30, a Ginga Cia de Dança leva ao palco do teatro Aracy Balabanian (no CCJOG), o espetáculo ´Rompendo Silêncios´, uma obra com dramaturgia e recriação coreográfica de Vanessa Macedo, sendo uma releitura do trabalho Silêncio Branco que teve como mote a violência contra a mulher. A convite da Ginga Cia de Dança, essa nova versão é uma tentativa de observar a questão para além das certezas que se evidenciam no nosso cotidiano. O espetáculo tem classificação indicativa para maiores de 14 anos.

2 de outubro (quarta-feira): às 10 horas, a Cia Dançurbana apresenta o espetáculo R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória, para alunos da Escola Municipal Iracema Maria Vicente. Já de noite, às 19 horas, a Isa Yasmin Cia de Dança encena Encontro de Tribos, no Armazém Cultural. Este espetáculo conta a história de mulheres que se encontravam nos Souks (Mercados à céu aberto), onde caravanas, tribos se encontravam para trocar mercadorias, vender e também descansar da longa jornada.

E, às 20h30, o Grupo de Dança Afro NegraÔ (ES) apresenta o espetáculo Abebé - O reflexo do corpo preto nos trinta anos do Grupo de Dança Afro NegraÔ, no teatro Aracy Balabanian (no CCJOG). Neste espetáculo Negraô olha para o abebé de Oxum, como um instrumento de poder, ligado aos aspectos da fertilidade, e de construção de corporeidades coletivas que apontam para um trajeto que percorre, rememorando a sabedoria ancestral preta.

3 de outubro (quinta-feira): às 10 horas, Irineu Junior encena Das coisas não ditas, para alunos da Escola Estadual Waldemir Barros da Silva. De tarde, às 15h30, Isadora Pantarotto, Isabela Pantarotto e Laís Ferreira apresentam o espetáculo En(casulo), na Escola Estadual João Carlos Flores. De noite, às 19 horas, a Cia Duo Due (PR) encena o espetáculo Frequências Dimensionais, no Armazém Cultural. ´Frequências Dimensionais´ convida o público a uma exploração audaciosa de si, do espaço, tempo e da consciência. No palco, uma bailarina se entrega à uma dança atenta, espiralada, presente e em diálogo com a música, dançando entre as dimensões físicas e metafísicas. Acompanhando a intérprete Ana Poltronieri, o músico Adilson Filho, embarca em uma jornada sonora igualmente improvisada.

E, às 20h30, Jackeline Mourão e Reginaldo Borges, apresentam Procedimento #6, no teatro Aracy Balabanian (no CCJOG). O espetáculo engloba dança, tecnologia e experimentação e tem rodado o Brasil no circuito do departamento nacional do Sesc, Palco Giratório 2024.

4 de outubro (sexta-feira): às 15h30, a Escola Municipal Antonio José Paniago será palco de uma mostra de coreografias para os estudantes e o público em geral. A mostra trará mais de 10 coreografias de artistas e grupos. Depois, a programação segue na praça Ary Coelho: às 17 horas uma mostra com apresentações de três coreografias. Em seguida, às 17h15, Leonardo Lopes e Maria Fernanda Figueiró encenam a obra El Alma se embarga por lo mucho que sabe.

Dança pra lua - Cia Jovem de Dança de Jundiaí. (Foto: Pedro Amora)
Dança pra lua - Cia Jovem de Dança de Jundiaí. (Foto: Pedro Amora)

Já de noite, também no dia 4, às 19 horas, a Cia Shakti Fusion apresenta Elementos, no Armazém Cultural e, às 20h30, a Cia Jovem de Dança de Jundiaí (SP) leva ao palco do Aracy Balabanian (no CCJOG) os espetáculos Hu.Ga, Mulher Jovem com os Olhos Fechados, c.1890 e Dança pra Lua. A Cia Jovem de Dança de Jundiaí é um corpo artístico ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), que foi retomado em 2018 a fim de ampliar a oferta cultural nos eventos gratuitos promovidos pela Prefeitura, além de valorizar a produção e o trabalho artístico no segmento da Dança. Desde então, sob a direção artística de Alex Soares, a companhia já apresentou diversas coreografias presentes em seu repertório.

5 de outubro (sábado): às 16 horas o shopping Norte Sul Plaza recebe uma mostra com dezenas de coreografias. De noite, às 19 horas, a Luminis Cia de Dança apresenta o espetáculo Términus (para maiores de 14 anos) no teatro Aracy Balabanian (no CCJOG). Términus transforma vivências pessoais em uma narrativa coreográfica rica e emotiva, explorando encontros e desencontros de um grupo de personagens.

Depois a programação segue para o Armazém Cultural: às 20h30, o Casa 4 (BA) encena Me Brega, Baile! (para maiores de 16 anos), um mergulho no universo dos bailes de dança de salão. E, às 21 horas, começa a festa Todo Mundo Dança com Dj Ladyafro e performers comandando a pista. E para quem quiser continuar dançando o After será no Vexame Bar Alternativo

6 de outubro (domingo): às 16 horas a Semana pra Dança realiza uma mostra com mais de 20 coreografias no Armazém Cultural. A programação do evento será encerrada às 20h30, com a Clarin Cia de Dança (RJ e SP) apresentando o espetáculo Ou 9 ou 80 (para maiores de 12 anos). Este espetáculo utiliza o passinho e funk, para narrar dois trágicos acontecimentos: as 9 mortes em Paraisópolis (SP) e os 80 tiros no carro de uma família em Guadalupe (RJ). Essa linha de ações, sela a parceria entre RJ e SP, levando ao palco as vidas dos dançarinos das periferias dessas cidades.

A programação completa de oficinas, espetáculos, coreografias e festa pode ser conferida neste link. Os ingressos para os espetáculos serão liberados sempre 30 minutos antes de cada apresentação.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias