ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Diversão

Feriado no Teatro Glauce Rocha será de comédia, amor e confusão

“Titilia e Demonão” é espetáculo com uma paixão que abalou o império

Por Thailla Torres | 14/11/2023 13:00
A apresentação será com entrada livre mediante 01 quilo de alimento não perecível.
A apresentação será com entrada livre mediante 01 quilo de alimento não perecível.

Grupo Teatral Palco Sociedade Dramática que completou 31 anos de trabalhos ininterruptos apresenta a comédia “Titília e Demonão- Comédia, amor e confusão”. A apresentação será no Teatro Glauce Rocha, nesta quarta-feira (15) às 20 horas.

A apresentação será com entrada livre mediante 01 quilo de alimento não perecível. A classificação é 14 anos.

Com adaptação do texto de Ênio Gonçalves e do livro “Titilia e Demonão” de Paulo Rezzutti e com direção, cenografia e iluminação de Espedito Di Montebranco, a peça conta a trajetória de Domitila e Dom Pedro I, interpretados por Giovana Zottino e Bruno Moser. Conta ainda com figurinos de Luiz Gugliato e registro audiovisual de Vaca Azul.

O espetáculo

Realidade e ficção impregnam os personagens através da poética teatral, projetando- os como visionários numa paixão que abalou o império. Dom Pedro I e Domitila se entregaram ardentemente a esta grande paixão que ficou registrada na história do Brasil através de cartas que trocavam, dentre os tantos apelidos carinhosos os mais usados foram “Titília e Demonão P”.  A fofoca é um fenômeno universal e a comédia “Pedro e Domitila” escancara para o grande público o que acontecia entre um imperador e sua principal amante.

Os acontecimentos são apresentados cronologicamente. Começamos com os primeiros encontros em São Paulo, quando Pedro vem a conhecer a bela Domitila, já separada de seu primeiro marido. Proclamada a independência, Pedro retorna ao Rio de Janeiro e busca Domitila.

Durante sete anos, como acontece com vários casais, o romantismo vai cedendo lugar à rotina e aos jogos de interesse de ambas as partes, até o rompimento final.

Eles se conheceram poucos dias antes da Proclamação da República (7/9/1822) e ele a fez Marquesa de Santos em 1826. Com o imperador, Domitila teve cinco dos 13 filhos, entre dois casamentos. Depois de D. Pedro, Domitila casou-se com o político paulista Tobias de Aguiar (1795-1857). No fim da sua vida, Domitila se dedicou à assistência social em São Paulo.

Dom Pedro I Morreu aos 36 anos e deixou 37 filhos.

O espetáculo foi contemplado pelo 1° Prêmio Ipê de Teatro, com investimento da Prefeitura Municipal de Campo Grande, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias