Festa junina de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro deve reunir 40 mil fiéis
Comemoração é a primeira após papa Francisco ter reconhecido santidade como Padroeira do Estado
As tendas para a festa junina de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, evento tradicional em Campo Grande, já começaram a ser montadas e estão quase prontas para receber os 40 mil fiéis esperados pelo santuário, dos dias 23 de junho a 2 de julho. Essa é a primeira comemoração junina após o papa Francisco ter reconhecido a santidade como padroeira de Mato Grosso do Sul.
O evento acontece na Rua Armando de Oliveira, entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Camapuã, das 18h às 22h. Já no dia 27, terça-feira, dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e quarta (28), a festa acontece das 12h às 22h. Este ano, devido ao pedido do papa, a 6ª edição da festa homenageia a padroeira do Estado com o tema “Maria, ajudai-nos a viver a alegria da santidade”.
Serão 10 dias de festa com 17 atrações musicais, entre elas: Duda Marques, Olavo Netto, Matheus Martins, Augusto e Leandro, Gabriel e Alex, Eco do Pantanal, entre outros.
Além dos shows, também aconteceram missas com pregadores convidados durante todos os dias. Quem realiza a missa de abertura, nesta sexta-feira (23), é Dom Henrique Aparecido de Lima, bispo de Dourados. Confira neste link a Programação.pdf.
O padre Reginaldo Padilha, reitor do santuário, disse ao Campo Grande News que está muito feliz pelo evento e que é uma comemoração especial, por ser a primeira após o reconhecimento pontifício.
“Esperamos um público fiel, que já participa das novenas e da vida comunitária do santuário. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem essa caraterística da religiosidade popular. Muita gente vem não somente para pedir, mas para agradecer. Este ano nós preparamos uma celebração muito sóbria, exaltando a experiência do papa Francisco. É uma alegria muito grande o reconhecimento dele.”
Reginaldo acrescentou que, semanalmente, o santuário recebe de 25 a 30 mil pessoas e que a expectativa é de que o público seja duas vezes maior devido à festa. “A parte social vai ser bonita, comida boa, shows todas as noites para que os devotos e seus familiares possam vir, conversar e celebrar muito”, finaliza.
História - Em 2017, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi instituída a padroeira civil de Mato Grosso do Sul por meio de lei estadual. O projeto de lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul no dia 20 de dezembro daquele ano.
Sete dias depois, o então governador Reinaldo Azambuja sancionou a lei durante a novena das 9h, do dia 27 de dezembro. Em 2022, o papa Francisco reconheceu a santidade e concedeu o título pontifício.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se tornou padroeira de MS devido à grande devoção pela Mãe que se espalhou pelo Estado.