Pintura em praça chega ao fim com esperança de mais amor no Carnaval
Projeto de revitalização do espaço nasceu com o Bloco Calcinha Molhada e foi abraçado por voluntários
Depois de passarem o dia 14 dedicados a revitalizar a Praça Aquidauana, os voluntários retornaram na tarde deste domingo (21) para encerrar os trabalhos. Contemplando cada novo pedaço colorido que se integrava ao cenário, o grupo viu o amor trazido por quem ama o Carnaval se transformar na esperança de uma cidade melhor.
Enquanto no primeiro fim de semana a pintura começou cedo, a estratégia foi chegar à praça, localizada no bairro Amambaí, pela segunda vez já no fim da tarde. Novamente, cerca de 20 voluntários foram se aproximando enquanto as artistas Gabriela Bonifácio e Tita iam traçando os desenhos.
Organizada pelo bloco Calcinha Molhada, a intervenção também contou com o apoio de outro bloco da cidade, o Farofa com Dendê. A estratégia foi completar a maior parte possível da praça com o desafio de fazer as tintas renderem.
Animada com o momento final, a arquiteta e urbanista Raína Menezes, uma das organizadoras do Calcinha Molhada, contou que fazer a renovação com as próprias mãos e convidar a comunidade para esse momento faz toda diferença.
Além de mostrar que o Carnaval não é um compilado de transtornos, a organizadora narrou que o amor pela folia é uma das coisas que costumam ficar, mas que em 2024 será diferente.
Nosso desejo era de que ainda mais pessoas, mais vizinhos, se mobilizassem e também viessem aqui para a praça. Acredito muito que fazer a renovação dessa forma faz com que as pessoas tomem mais cuidado com a praça porque existe esse sentimento de que foi você quem ajudou, diz Raína
Para a arquiteta, essa sensação de pertencimento está conectada com um carinho que precisa ser construído em relação a espaços públicos. “As artistas fazem os traçados, escolhem as cores e cada voluntário pega o material que trouxemos e fica livre para trabalhar. E, aos poucos, a praça vai tomando mais cor”.
Sobre a experiência pessoal de estar envolvida no projeto, Raína comenta que anualmente o Calcinha Molhada deixa boas memórias e que, agora, a praça que recebe o bloco terá um espaço diferente. “A gente se sente bem, realiza por conseguir ajudar nisso. Não é fácil, mas recebemos um apoio legal para se tornar realidade”, completa.
Durante o processo para conseguir fazer o projeto sair do papel, o bloco abriu uma vaquinha online que arrecadou pouco mais de R$ 1 mil. Parte das tintas foi doada por uma loja, conforme Raína detalha, e o bloco Farofa com Dendê também se uniu tanto no investimento quanto na hora de colocar a revitalização em prática.
Integrante do bloco que apoiou, Tabata Pereira narra que o Farofa conseguiu doar pouco mais de R$ 1 mil para a aquisição dos produtos necessários. Assim como Calcinha Molhada, eles também usarão a praça durante o Carnaval.
“A revitalização mostra que o Carnaval de Campo Grande é muito mais do que folia, mais do que as músicas. Temos essa ação, mas também existe uma história de lutas sociais feitas pelos blocos”, diz Tabata.
Exemplificando, ela comenta sobre o feminismo do Calcinha Molhada, as discussões sobre pautas raciais com o Farofa com Dendê e as pautas LGBTQIA+ do Farofolia. “É emocionante mesmo a gente ver isso acontecendo, mostrando que o amor pelo Carnaval deixa muita coisa boa”, completa.
Pré-Carnaval:
Calcinha Molhada
- Data: 03/02
- Horário: 16h
- Local: Praça Aquidauana - Rua Aquidauana esquina com Dom Aquino
Farofa com Dendê
- Data: 04/02
- Horário: 15h
- Local: Praça Aquidauana
Confira a galeria de imagens:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.