ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 30º

Diversão

Projeto leva música clássica de graça para cidades do interior

Três Lagoas é a primeira cidade a recepcionar a camerata no dia 21 de abril

Thailla Torres | 18/04/2023 08:38
A turnê da camerata inicia em Três Lagoas na próxima sexta-feira (21 de abril).
A turnê da camerata inicia em Três Lagoas na próxima sexta-feira (21 de abril).

Seis violinos, duas violas de arco, dois violoncelos, um contrabaixo acústico e um cravo (piano). Esses são todos os instrumentos que já estão afinados para levar música clássica pela região leste, norte e sul do Mato Grosso do Sul, em sete cidades, sendo seis já definidas (Três Lagoas, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Aparecida do Taboado, Paranaíba e Miranda).

É o projeto “Circulação de Concertos Francis David Vidal Ensemble” que depois de cinco anos de existência, tocando apenas em Três Lagoas e entorno, agora, consegue dar um passo maior, levando cultura para outras cidade.

A turnê da camerata inicia em Três Lagoas na próxima sexta-feira (21 de abril). No dia seguinte, sábado (22) os artistas seguem para Água Clara e no domingo (23) chegam em Ribas do Rio Pardo para o terceiro concerto. No começo do próximo mês, será um trabalho intenso, com muitos quilômetros rodados, para apresentações em Miranda, Paranaíba e Aparecida do Taboado, nos dias 5,  7 e 13 de maio, respectivamente.

Formado por 13 artistas e toda uma equipe técnica nos bastidores, o projeto leva música para lugares nada convencionais, para que pessoas que nunca pisaram em uma sala de concerto possa sentir o prazer de ouvir sons eruditos, como explica o maestro e proponente do projeto, Francis Vidal.

“Queremos ir aonde o povo está, e mostrar que essa música vista erroneamente como música de ‘elite’, pode e deve ser consumida por toda a população, gerando entretenimento, ampliação cultural, formação de público, diversão, conhecimento, novas conexões interpessoais e, principalmente, despertando talentos da nossa terra”, diz o maestro que tem consciência dos desafios que é fazer da música um sacerdócio, “Temos consciência da falta de teatros e salas de concertos na maior parte do Estado, por isso que pensamos nesse projeto em um formato acessível”.

A camerata é formada pelo maestro e diretor artístico Francis Vidal; Caio Xavier de Almeida (contrabaixista); Carlos Eduardo de Assis, Eliana Mangano, Elias Soares, Gabriel Almeida, Luis Henrique de Macedo e Rene Neves Filho (violinistas); Irliane Karoline Pessoa e Thiago Miotto (violistas); Mara Denise Vidal e Vivian Kinars (violoncelistas); Wellington de Lamare (cravista).

Na sexta-feira, o concerto em Três Lagoas será às 19h30 - no Anfiteatro UFMS Campus I - Av. Capitão Olinto Mancini, 1662.

Programação

  • Três Lagoas - 21/04 (Sexta-feira) - às 19h30 - no Anfiteatro UFMS Campus I - Av. Capitão Olinto Mancini, 1662
  • Água Clara - 22/04 (sábado) - às 19h30 - Centro Cultural, Rua Fernando Bastos Junior, 609, Bairro Santos Dumont
  • Ribas do Rio Pardo - 23/04 (domingo) - às 19h30 -  Câmara Municipal da Cidade - Rua Marciana Custódio Lemos, 64, Vl. Santos Dumont
  • Miranda - 05/05 (sexta-feira) - às 19h30 -  CRAS Urbano - Rua Elias Carneiro de Arruda, 400, Centro
  • Paranaíba - 07/05 (domingo) - às 18h -  Espelho D’água - Avenida Durval Rodrigues Lopes, s/ n, centro da cidade.
  • Aparecida do Taboado  -  13/05 (sábado) - às 19h30 - Biblioteca Municipal Washington Rodrigues de Melo/ Sala de Cultura Eleonora Camargo de Queiroz - Av. Presidente Vargas, n.º 4.363

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias