Circuito Gastronômico começa na 2ª com 100 pratos para abandonar a dieta
Estabelecimentos vão comecializar receitas exclusivas com ingredientes do Cerrado
Com a participação de mais de 100 restaurantes de Campo Grande, Corumbá, Bonito e Três Lagoas, a segunda edição do Circuito Gastronômico “Isto é Mato Grosso do Sul – Sabores da Terra” começa na próxima segunda-feira (6) e vai até 21 de maio, reunindo ingredientes do Cerrado, as melhores técnicas e criatividade dos chefs.
O evento nasceu com o intuito de preservar e valorizar a culinária sul-mato-grossense que é diversa e os estabelecimentos inscritos vão comercializar pratos com pelo menos um ingrediente regional e pantaneiro: baru, pequi, guavira, nicola, carne de sol, mel do Pantanal, linguiça de Maracaju, erva-mate, polvilho azedo e doce, farinha de milho saboró, galinha caipira, pintado, mocotó, miúdos, derivados de búfalo, coentro, pacu, farinha de mandioca de Furnas, palmito/guariroba, mandioca, traíra e sobá.
De acarajé a massas e sanduíches, tem um pouquinho de tudo. Entre os destaques há o Churasquinho Pantaneiro da Padoca do Enaldo, elaborado com pão francês, hambúrguer de carne seca empanado na farinha panko e castanha de baru, queijo mussarela, alface americana, tomate em rodelas, cebola roxa e maionese de banana da terra.
Tem também o Acarajé Baiano da Edna, que é lá da Feira Central, feito com bolinho de feijão fradinho frito que acompanha: vatapá (farinha de mandioca, amendoim, castanha, camarão, gengibre, cebola e azeite de dendê), caruru (quiabo, coentro, amendoim, castanha de caju, camarão, gengibre, cebola, pimentão e azeite de dendê) salada de tomate e pimenta a gosto.
“Estamos entusiasmados em promover o II Circuito Gastronômico, onde celebramos a riqueza da culinária sul-mato-grossense e fomentamos o turismo, ao mesmo tempo em que destacamos os benefícios e a versatilidade do gás natural como uma energia limpa e eficiente”, afirmou o presidente da MSGÁS Rui Pires dos Santos, que promove o evento com o apoio da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), Sebrae e Senar.
Na abertura do evento, no dia 6 de maio, em Campo Grande, será lançado o passaporte do Circuito Gastronômico, que consiste em um guia de bolso a ser distribuído nos aeroportos e hotéis das quatro cidades participantes, contento os estabelecimentos inscritos com endereços e seus pratos, os quais vão surpreender o público pela criatividade e sabor.
Serão distribuídos cinco mil exemplares do passaporte. A organização finalizou o trabalho de registro dos pratos em vídeos e fotos para postagens também nas redes sociais.
O circuito contará com a curadoria de dois chefs renomados: Paulo Machado, embaixador internacional do evento e um dos expoentes da riqueza gastronômica brasileira, e o bonitense Felipe Caran, que atuará como embaixador sul-mato-grossense.
Quem quiser conferir todos os pratos pode acessar o link.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.