Tem criança aprendendo a fazer sushi antes dos pais, em curso criado para elas
As casas de comida japonesa se espalham pela cidade na velocidade de uma epidemia. Se duvidar, hoje é mais fácil achar lugar com sushi, do que para comer carreteiro por aqui. O campo-grandense pegou mesmo gosto pela culinária oriental, tanto que um curso de férias ensina os pequenos entrarem na cozinha para fazer sushi.
A ideia surgiu quando o chef Eduardo Rejela, mas conhecido como Edu Rejela, participou de um evento em um shopping. Ele levou um chef mirim e na hora de fazer o sushi ele perguntou quem gostaria ajudar no palco. Todas crianças levantaram a mão.
“As crianças fizeram fila indiana para participar e o workshop que estava previsto para durar 40 minutos durou uma hora e meia, mas foi muito divertido e lá eu tive a ideia de fazer o curso. Surgiu a parceria com a Seja Leve e Light e a gente abriu a turma para o curso”, conta o chef.
Com a duração de dois dias, das 18h às 21h, as crianças de idades variadas são acompanhadas por algum responsável. Mas no curso quem manda é a criança, o adulto é só o ajudante.
“O que eu adoro mais que trabalhar atrás do balcão da cozinha é poder dar aulas e passar o que eu aprendi”, comenta Edu diante de uma turma de 23 pessoas.
O curso ensina o básico: preparar o arroz japonês especifico para fazer os shushis, temperar e enrolar alguns sabores simples.
Apesar de parecer mais comida de gente grande, tem criança que adora a culinária oriental. Rafael Fernandes, de 11 anos, gosta de cozinhar desde pequeno e sempre foi apaixonado por sushi.
“Vendo o meu pai e o meu padrinho na cozinha, eu sempre queria aprender também. Ai uma vizinha minha ficou sabendo do curso e me contou. Como eu adoro sushi, eu vim aprender para fazer em casa”, afirma, todo empolgado com a aula que foi assistir com o pai.
Já a pequena Débora, de 9 anos, não costuma cozinhar muito, mas agora quer aprender para fazer em casa junto com a mãe. Foi dela a ideia de inscrever a filha no curso. “Eu gosto bastante de sushi, nunca cozinhei mas agora quero tentar”, justifica.
A Seja Leve Light fica na rua Manoel Inácio de Souza, 2153. A próxima turma deve ser montada em agosto.