Chuvas contribuem para desenvolvimento de pastagem plantada em fevereiro
Janela de plantio se encerra esse mês
Índice de chuvas previsto para Mato Grosso do Sul em fevereiro e março são favoráveis para o plantio de pastagem, cuja janela se fecha em fevereiro. Para o zootecnista Haroldo Pires de Queiroz, da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), esse pasto oferece ganhos importantes ao produtor rural, sendo estratégico, já que no período de outono-inverno, que é de seca, ele irá oferecer alimento de alta qualidade ao gado.
“O pasto precisa de 60 dias de chuva, em torno de 200 mm para se estabelecer, e as tendências de chuva, segundo boletim do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), garantem que até o dia 15 de fevereiro será possível plantar pastagem, e assim, aproveitar ao máximo a janela”, afirma o especialista.
Ele destaca que o pasto safrinha possibilita ter, durante o período de estiagem, ganho de peso de cerca de 700 gramas/cabeça/dia sem suplementação, somente o sal mineral e a garantia de engorda e terminação do animal.
Mas, para alcançar tais resultados e benefícios, o zootecnista explica que o pasto de qualidade precisa de fatores ambientais favoráveis, que são água, luminosidade e temperatura adequados.
Para o produtor rural que faz integração soja e pastagem, ou que planta milho em sucessão à soja, essa pastagem é indicada, podendo contribuir com o sucesso da produção.