Congresso Brasileiro de Sementes deve atrair 1.500 participantes em 4 dias
Evento vai de 10 a 13 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR), com inovações e dia dedicado ao setor de forrageiras
Acontece entre os dias 10 e 13 de setembro em Foz do Iguaçu-PR o XXII Congresso Brasileiro de Sementes. O evento é uma promoção e realização da Abrates (Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes), com apoio da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). São esperados mais de 1.500 congressistas, de 40 instituições. São 50 palestrantes e 750 trabalhos serão apresentados durante os 4 dias. e um grande número de expositores de todos os elos do setor de sementes. O tema deste ano é “Semente: matéria-prima da sustentabilidade”.
O Congresso Brasileiro de Sementes é voltado para pesquisadores, agrônomos, produtores rurais, acadêmicos, representantes de empresas do setor agrícola, formuladores de políticas públicas e específicos na temática da sustentabilidade e inovação no setor de sementes.
Espécies forrageiras
Um dos maiores destaques é o V Simpósio Brasileiro de Sementes de Espécies Forrageiras. “Inovações na produção e na indústria e as grandes oportunidades de negócios com as forrageiras, sem esquecer da sustentabilidade, constituem a base deste V Simpósio”, destaca Jaqueline Verzignassi, pesquisadora da Embrapa Gado de Corte e coordenadora do simpósio.
“Eventos como este são essenciais para que as empresas possam difundir suas tecnologias, para um público seleto. Estamos com uma equipe técnica e preparada para falar das inovações criadas pelo grupo”, ressalta Afonso Jandre Neto, gerente de marketing da Ponto Alto Sementes de Pastagens, que é uma das indústrias expositoras do evento.
Ainda falando de tecnologia para o setor de forrageiras, setor de grande impacto para o agronegócio brasileiro, a Aprossul (Associação dos Produtores de Sementes e Mudas de Mato Grosso do Sul), em parceria com a SICPA, traz o programa Semente Legal®, que garante rastreabilidade segura, certifica a origem, verifica a qualidade e a conformidade legal, ambiental e social do processo produtivo de sementes. Para apresentar o programa, a Aprossul estará com um estande durante todos os dias do congresso.
Jaqueline Verzignassi fará a abertura do simpósio, que ocorrerá no terceiro dia do Simpósio Brasileiro de Sementes, no dia 12. Logo em seguida, inicia-se o Painel 1 com o tema Mercado e regulação: oportunidades e perspectivas, que será moderado pelo presidente da Aprossul (Associação dos Produtores de Sementes e Mudas de Mato Grosso do Sul), Celso Pess Junior.
A palestra "Forrageiras nos serviços ambientais: melhoria do sistema produtivo vigente e recuperação de áreas degradadas - pagamentos diretos e indiretos", ministrada por Marco Antônio Fujihara, diretor da Infrapar Capital Partners, traz sua visão sobre como as forrageiras podem contribuir para a sustentabilidade ambiental e produtivo.