ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, TERÇA  10    CAMPO GRANDE 33º

Lado Rural

Congresso Brasileiro de Sementes deve atrair 1.500 participantes em 4 dias

Evento vai de 10 a 13 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR), com inovações e dia dedicado ao setor de forrageiras

Por José Roberto dos Santos | 10/09/2024 16:48
Imagem ilustra o tema do congresso deste ano: "Semente: matéria-prima da sustentabilidade". (Foto: Divulgação)
Imagem ilustra o tema do congresso deste ano: "Semente: matéria-prima da sustentabilidade". (Foto: Divulgação)

Acontece entre os dias 10 e 13 de setembro em Foz do Iguaçu-PR o XXII Congresso Brasileiro de Sementes. O evento é uma promoção e realização da Abrates (Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes), com apoio da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). São esperados mais de 1.500 congressistas, de 40 instituições. São 50 palestrantes e 750 trabalhos serão apresentados durante os 4 dias. e um grande número de expositores de todos os elos do setor de sementes. O tema deste ano é “Semente: matéria-prima da sustentabilidade”.

O Congresso Brasileiro de Sementes é voltado para pesquisadores, agrônomos, produtores rurais, acadêmicos, representantes de empresas do setor agrícola, formuladores de políticas públicas e específicos na temática da sustentabilidade e inovação no setor de sementes.

Espécies forrageiras

Um dos maiores destaques é o V Simpósio Brasileiro de Sementes de Espécies Forrageiras. “Inovações na produção e na indústria e as grandes oportunidades de negócios com as forrageiras, sem esquecer da sustentabilidade, constituem a base deste V Simpósio”, destaca Jaqueline Verzignassi, pesquisadora da Embrapa Gado de Corte e coordenadora do simpósio.

“Eventos como este são essenciais para que as empresas possam difundir suas tecnologias, para um público seleto. Estamos com uma equipe técnica e preparada para falar das inovações criadas pelo grupo”, ressalta Afonso Jandre Neto, gerente de marketing da Ponto Alto Sementes de Pastagens, que é uma das indústrias expositoras do evento.

Jaqueline Verzignassi, pesquisadora da Embrapa Gado de Corte e coordenadora do simpósio e Afonso Jandre Neto, gerente de marketing da Ponto Alto Sementes de Pastagens
Jaqueline Verzignassi, pesquisadora da Embrapa Gado de Corte e coordenadora do simpósio e Afonso Jandre Neto, gerente de marketing da Ponto Alto Sementes de Pastagens

Ainda falando de tecnologia para o setor de forrageiras, setor de grande impacto para o agronegócio brasileiro, a Aprossul (Associação dos Produtores de Sementes e Mudas de Mato Grosso do Sul), em parceria com a SICPA, traz o programa Semente Legal®, que garante rastreabilidade segura, certifica a origem, verifica a qualidade e a conformidade legal, ambiental e social do processo produtivo de sementes. Para apresentar o programa, a Aprossul estará com um estande durante todos os dias do congresso.

Jaqueline Verzignassi fará a abertura do simpósio, que ocorrerá no terceiro dia do Simpósio Brasileiro de Sementes, no dia 12. Logo em seguida, inicia-se o Painel 1 com o tema Mercado e regulação: oportunidades e perspectivas, que será moderado pelo presidente da Aprossul (Associação dos Produtores de Sementes e Mudas de Mato Grosso do Sul), Celso Pess Junior.

A palestra "Forrageiras nos serviços ambientais: melhoria do sistema produtivo vigente e recuperação de áreas degradadas - pagamentos diretos e indiretos", ministrada por Marco Antônio Fujihara, diretor da Infrapar Capital Partners, traz sua visão sobre como as forrageiras podem contribuir para a sustentabilidade ambiental e produtivo.

Nos siga no Google Notícias