Dia de campo aborda o cultivo da goiaba em centro de pesquisa em Campo Grande
Encontro aconrteceu no pormar da Cepaer, onde participantes puderam aprender a lidar com a goiabeira
Dia de campo sobre cultivo da goiabeira, promovido na manhã desta segunda-feira, 20, em Campo Grande, atraiu 128 agricultores familiares ao pomar da Cepaer (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer). Os participantes inicialmente foram divididos em três grupos que fizeram rodízio entre as tendas, cada uma sobre um tema diferente relacionado à cultura da goiaba.
Na primeira delas, o engenheiro agrônomo Antonino Hipolyto falou sobre as duas principais pragas nesse tipo de cultivo. O primeiro deles é chamado gorgulho, inseto que raspa a superfície das frutas e deposita seus ovos, que mais tarde viram larvas que se alimentam da polpa. O outro é o psilídeo, que coloniza a planta a partir das folhas liberando toxinas nocivas ao desenvolvimento.
Mercado
Para o segundo grupo, o engenheiro agrônomo André Paes de Barros falou aos participantes sobre as diferenças entre as variedades de goiabas disponíveis no mercado em termos de tamanho, produtividade e uso, já que algumas delas servem para mesa, outras são utilizadas em agroindústrias e há ainda aquelas que atendem ambas as necessidades.
Na terceira tenda, o auxiliar de pesquisa Abel Reis Bittencourt ministrou uma aula prática sobre várias técnicas usadas no cultivo da goiabeira. Primeiramente, ele mostrou as frutas abertas sobre uma mesa, das variedades comentadas anteriormente pelos colegas extensionistas. Assim, os participantes puderam comparar as polpas, quantidades de sementes e as cores dos frutos.
Em seguida, ele mostrou como fazer as podas necessárias para que planta cresça no tamanho e direção correta para favorecer a produtividade, bem como os cortes dos ramos necessários para aumentar a quantidade de frutos.
Os agricultores familiares também viram como fazer o ensacamento necessário ao controle das pragas e, por fim, aprenderam a técnica de alporquia para produzir mudas a partir de plantas que apresentem boa produtividade.
Plantar, colher e vender
Depois de aprenderem nas tendas, os participantes acompanharam uma mesa redonda que contou com o produtor de goiabas Antônio César Chiquito compartilhando suas experiências e com Fernando Begena, diretor de Abastecimento e Mercado da Ceasa (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), que falou do potencial econômico da fruta para obter lucro.