ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 21º

Lado Rural

Receita Federal recebe 67 mil declarações do ITR em MS; prazo acaba amanhã

Estimativa do órgão é que até esta sexta-feira sejam entregues 77 mil declarações do imposto

José Roberto dos Santos | 29/09/2022 10:42
Pela regra, estão obrigadas a declarar o ITR todas as propriedades rurais, de pessoas físicas ou jurídicas. (Foto: Arquivo/Embrapa)
Pela regra, estão obrigadas a declarar o ITR todas as propriedades rurais, de pessoas físicas ou jurídicas. (Foto: Arquivo/Embrapa)

A Receita Federal em Mato Grosso do Sul recebeu até a manhã desta quinta-feira (29) 67 mil declarações do ITR (Imposto Territorial Rural). O prazo termina nesta sexta-feira, 30. A estimativa é que sejam enviados 77 mil documentos.

Em todo o país foram entregues 5,4 milhões, de um total de 5,9 milhões declarações esperadas dentro do prazo. Estão obrigadas a declarar pessoas e empresas proprietárias de imóvel rural.

Quem não apresentar a declaração no prazo pagará multa de 1% ao mês sobre o total do imposto devido.

O contribuinte deve fazer a declaração por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponível na página da Receita Federal https//www.gov.br/receitafederal e transmiti-la pela Internet.

Pode parcelar – O valor do imposto pode ser pago em até quatro quotas iguais, mensais e sucessivas, sendo que nenhuma quota pode ter valor inferior a R$ 50,00. Imposto de valor inferior a R$ 100,00 deve ser pago em quota única e a quota única ou a primeira quota deve ser paga até o último dia do prazo para a apresentação da DITR.

Imunidade  – A imunidade é aplicada para pequenas glebas rurais, que são imóveis com até 100 hectares, se localizados em município da Amazônia Ocidental ou do Pantanal mato-grossense e sul-mato-grossense; de até 50 hectares em municípios do Polígono das Secas ou na Amazônia Oriental; e de até 30 hectares em qualquer outra região. Por essa regra, estima-se que em Mato Grosso do Sul cerca de 59% das propriedades estão liberadas de pagar o imposto.

Nos siga no Google Notícias