ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  08    CAMPO GRANDE 21º

Lado Rural

Receita Federal recebe 67 mil declarações do ITR em MS; prazo acaba amanhã

Estimativa do órgão é que até esta sexta-feira sejam entregues 77 mil declarações do imposto

José Roberto dos Santos | 29/09/2022 10:42
Pela regra, estão obrigadas a declarar o ITR todas as propriedades rurais, de pessoas físicas ou jurídicas. (Foto: Arquivo/Embrapa)
Pela regra, estão obrigadas a declarar o ITR todas as propriedades rurais, de pessoas físicas ou jurídicas. (Foto: Arquivo/Embrapa)

A Receita Federal em Mato Grosso do Sul recebeu até a manhã desta quinta-feira (29) 67 mil declarações do ITR (Imposto Territorial Rural). O prazo termina nesta sexta-feira, 30. A estimativa é que sejam enviados 77 mil documentos.

Em todo o país foram entregues 5,4 milhões, de um total de 5,9 milhões declarações esperadas dentro do prazo. Estão obrigadas a declarar pessoas e empresas proprietárias de imóvel rural.

Quem não apresentar a declaração no prazo pagará multa de 1% ao mês sobre o total do imposto devido.

O contribuinte deve fazer a declaração por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponível na página da Receita Federal https//www.gov.br/receitafederal e transmiti-la pela Internet.

Pode parcelar – O valor do imposto pode ser pago em até quatro quotas iguais, mensais e sucessivas, sendo que nenhuma quota pode ter valor inferior a R$ 50,00. Imposto de valor inferior a R$ 100,00 deve ser pago em quota única e a quota única ou a primeira quota deve ser paga até o último dia do prazo para a apresentação da DITR.

Imunidade  – A imunidade é aplicada para pequenas glebas rurais, que são imóveis com até 100 hectares, se localizados em município da Amazônia Ocidental ou do Pantanal mato-grossense e sul-mato-grossense; de até 50 hectares em municípios do Polígono das Secas ou na Amazônia Oriental; e de até 30 hectares em qualquer outra região. Por essa regra, estima-se que em Mato Grosso do Sul cerca de 59% das propriedades estão liberadas de pagar o imposto.

Nos siga no Google Notícias