ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 20º

Lado Rural

Prazo de entrega da declaração do ITR termina nesta sexta

Até o momento, em todo Brasil, cerca de 5 milhões de documentos foram enviados à Receita Federal

Guilherme Correia | 26/09/2022 20:29
Propriedade rural em Mato Grosso do Sul. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Propriedade rural em Mato Grosso do Sul. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Proprietários rurais de todo o País e, inclusive, Mato Grosso do Sul, devem se atentar ao prazo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural 2022, que termina nesta sexta-feira (30), às 23h59. O envio começou em 15 de agosto. Segundo o balanço da Receita Federal, em todo País, 4.725.521 contribuintes já entregaram declaração.

Neste ano, são esperados 5,84 milhões a 5,9 milhões de declarações em todo território brasileiro. Na comparação por estados, a Bahia tem o maior número de declarações enviadas até agora: 953.620. Em seguida, vêm Minas Gerais (763.142) e Rio Grande do Sul (501.518).

Regras - Devem preencher a declaração do ITR pessoas e empresas que são proprietárias rurais, titulares do domínio útil ou possuidoras de qualquer título de imóvel rural. Quem perder o prazo está sujeito a multa de 1% ao mês ou fração de atraso sobre o imposto devido. A multa será lançada de ofício.

O contribuinte deve elaborar a declaração por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponível na página da Receita Federa e transmiti-la pela internet.

O valor do imposto pode ser pago em até quatro parcelas mensais, sendo que nenhuma pode ter valor inferior a R$ 50. Imposto abaixo de R$ 100 deve ser pago em quota única. Tanto o pagamento em uma só vez quanto o da primeira quota devem ser feitos até o último dia do prazo de entrega da declaração.

O produtor rural pode tirar dúvidas sobre o preenchimento da declaração nos NAF (Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal), mantidos por diversas instituições de ensino superior em parceria com a Receita Federal. As orientações são fornecidas de forma virtual e gratuita. A lista dos NAF em todo o país pode ser acessada neste endereço.

Além das orientações, o produtor rural pode obter esclarecimentos sobre o ITR na própria página da Receita Federal, que preparou um questionário com as principais perguntas e respostas sobre o preenchimento e a entrega do documento.Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

(*) Com informações da Agência Brasil.Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Nos siga no Google Notícias