MS e SP traçam estratégias para retomada da ferrovia Malha Oeste
Lei deve ser votada na Assembleia paulista e plano sul-mato-grossense de ferrovia é elaborado
Mato Grosso do Sul e São Paulo estão tomando estratégias conjuntas para reativar a Malha Oeste, que liga Corumbá e Mairinque (SP), por mais de 1.900 quilômetros de ferrovia. A ideia é que o trecho, paralisado desde 2015, seja retomado para a redução no volume de cargas nas rodovias dos dois estados.
Durante o encontro virtual, realizado na última quarta-feira (9), foi apresentado o Plano Ferroviário de São Paulo, que está em andamento no estado vizinho. Segundo o projeto, há 2.390 quilômetros de ferrovias ativas no território paulista e 2.530 quilômetros em alta ociosidade.
“O governo do estado vizinho propôs uma ação conjunta para trabalhar através de nossas leis estaduais. A lei de São Paulo já está na Assembleia para ser votada, enquanto o Governo de MS por meio da Comitê de Ferrovias também está finalizando a elaboração do plano estadual de ferrovia”, explicou o secretário da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck.
Malha Oeste – A rota que liga Mato Grosso do Sul e São Paulo voltou a movimentar minério na região de Corumbá. Porém, o transporte efetivo de cargas foi paralisado em 2015. A relicitação da Malha deve ser lançada até outubro, após a finalização dos estudos de viabilidade técnica e econômica do consórcio “Nos Trilhos de Novo”.
A Malha já passou por diferentes empresas, depois de um processo de privatização que não resultou na recuperação. Até julho de 2020, era gerida pela Rumo, mas agora, será relicitada.