ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Área degradada recebe 462 mudas de plantas nativas em ação de recuperação

São plantas nativas, como: Aroeira Pimenteira, Guarapuru, Ipê branco, roxo e verde

Por Izabela Cavalcanti e Clara Farias | 16/12/2023 11:21
Equipe planta espécie Guarapuru em Área de Preservação Permanente (Foto: Clara Farias)
Equipe planta espécie Guarapuru em Área de Preservação Permanente (Foto: Clara Farias)

A Área de Preservação Permanente do córrego Bandeira, na região do Lago do Amor, começa a recebe 462 mudas para recuperação de área degradada. São plantas nativas, como: aroeira pimenteira, guarapuru, ipê branco, roxo e verde.

O terreno que recebe a plantação tem 2.400 metros quadrados, localizada na Avenida Senador Filinto Muler, onde fica a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). A ação envolve funcionários do órgão e moradores da região, que plantaram só na manhã deste sábado (16) cerca de 200 mudas.

“Essa área foi degradada durante o tempo. Foi um conjunto de ações, movimento da água, ação humana, tudo isso contribuiu para que ficasse degrada. Estamos protegendo a Área de Preservação Permanente do Córrego, foram escolhidas as mudas nativas para recriar isso aqui”, disse o diretor-presidente do órgão, Daniel Ingold. Além disso, o projeto futuro consiste em colocar uma trilha para que a população possa caminhar pelo local.

Área onde está sendo plantadas as mudas doadas pela Águas Guariroba (Foto: Clara Farias)
Área onde está sendo plantadas as mudas doadas pela Águas Guariroba (Foto: Clara Farias)

De acordo com o engenheiro agrônomo e fiscal agropecuário,  Felipe Luís Gomes Borges, o plantio também contribui para que Mato Grosso do Sul se torne Carbono Neutro.

“A gente fez o plantio de algumas espécies para dar esse start na restauração, de maneira que a fauna e a flora possam estar voltando para esse local novamente. O impacto no Carbono Neutro é que estamos ajudando o sistema degradado a absorver mais carbono, através da restauração ecológica”, destacou.

Para colaborar com a ação, a Águas Guariroba doou as plantas e a Reflore (Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas) doou a cerca que vai proteger a área.

Receba as principais manchetes no celular. Clique aqui e acesse o canal de notícias do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias