Área degradada recebe 462 mudas de plantas nativas em ação de recuperação
São plantas nativas, como: Aroeira Pimenteira, Guarapuru, Ipê branco, roxo e verde
A Área de Preservação Permanente do córrego Bandeira, na região do Lago do Amor, começa a recebe 462 mudas para recuperação de área degradada. São plantas nativas, como: aroeira pimenteira, guarapuru, ipê branco, roxo e verde.
O terreno que recebe a plantação tem 2.400 metros quadrados, localizada na Avenida Senador Filinto Muler, onde fica a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). A ação envolve funcionários do órgão e moradores da região, que plantaram só na manhã deste sábado (16) cerca de 200 mudas.
“Essa área foi degradada durante o tempo. Foi um conjunto de ações, movimento da água, ação humana, tudo isso contribuiu para que ficasse degrada. Estamos protegendo a Área de Preservação Permanente do Córrego, foram escolhidas as mudas nativas para recriar isso aqui”, disse o diretor-presidente do órgão, Daniel Ingold. Além disso, o projeto futuro consiste em colocar uma trilha para que a população possa caminhar pelo local.
De acordo com o engenheiro agrônomo e fiscal agropecuário, Felipe Luís Gomes Borges, o plantio também contribui para que Mato Grosso do Sul se torne Carbono Neutro.
“A gente fez o plantio de algumas espécies para dar esse start na restauração, de maneira que a fauna e a flora possam estar voltando para esse local novamente. O impacto no Carbono Neutro é que estamos ajudando o sistema degradado a absorver mais carbono, através da restauração ecológica”, destacou.
Para colaborar com a ação, a Águas Guariroba doou as plantas e a Reflore (Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas) doou a cerca que vai proteger a área.
Receba as principais manchetes no celular. Clique aqui e acesse o canal de notícias do Campo Grande News.