Energisa vai fazer poda emergencial de árvores em contato com fios elétricos
Convênio foi firmado com a Semadur e tem duração mínima de seis meses, podendo ser renovado.
A Energisa acaba de aderir ao programa "Cidade das Árvores", implantado pela Prefeitura de Campo Grande. Em um período de, no mínimo, 6 meses, a concessionária vai fazer a poda de árvores que estão em contato com os fios elétricos para preservar a segurança e o fornecimento de energia na cidade.
O compromisso firmado prevê que sejam realizados serviços emergenciais nas situações em que há contato de galhos com a rede elétrica. Estipula que a Energisa disponibilize equipes e viaturas para execução das podas, sempre seguindo as orientação e fiscalização da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente).
De forma geral, o "Cidade das Árvores" tem como meta o desenvolvimento de ações de manejo voltadas à conservação e adequação das espécies ao meio ambiente, bem como proteção ao ataque de pragas, doenças e estudos para identificar a necessidade de intervenções.
Além da poda de árvores, o programa contempla educação ambiental, plantio e manejo de espécies, com a proposta de desenvolver ações de conscientização da população quanto à importância da arborização urbana para a melhoria da qualidade de vida.
“Nossa meta é, principalmente, orientar a população sobre o tipo de árvore adequada para plantio embaixo da rede elétrica, como deve ser feita a poda, explicar os riscos e medidas preventivas para conviver em harmonia com as árvores", explica o diretor-presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes.