ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Guarda identifica descarte irregular de lixo e 2 são encaminhados à delegacia

Homens estavam descartando guarda-roupa velho em um terreno na região do Jardim Veraneio

Jhefferson Gamarra | 06/01/2022 15:10
Utilitário carregado com um guarda-roupa que seria descartado. (Foto: Divulgação)
Utilitário carregado com um guarda-roupa que seria descartado. (Foto: Divulgação)

Os trabalhos de fiscalização, identificação e responsabilização de pessoas que insistem em descartar materiais em locais proibidos foram reforçados na Capital com o “Cidade Limpa: Dever de Todos”, lançado na última terça-feira (4).

Em menos de 72 horas de operação, a Guarda Civil Metropolitana realizou 3 flagrantes de descarte irregular na Capital. O mais recente aconteceu na manhã de hoje (6), quando dois homens em um veículo Fiat Strada foram flagrados no momento em que tentavam fazer o descarte irregular de um guarda-roupa velho em um terreno no Jardim Veraneio.

Flagrante feito pela Guarda Civil Metropolitana da Capital. (Foto: Divulgação)
Flagrante feito pela Guarda Civil Metropolitana da Capital. (Foto: Divulgação)

Os homens, de 41 e 49 anos, foram encaminhados para a Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), onde prestaram esclarecimentos. Na delegacia, os responsáveis foram orientados a procurar um ecoponto para fazer o descarte correto dos resíduos. Além disso, ambos foram multados e irão responder administrativamente pelo crime ambiental.

Consequências - A Lei de Crimes Ambientais prevê pena de reclusão, de um a quatro anos, para quem causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora. O Código de Polícia Administrativa, Lei 2909/92, prevê multa que varia de R$ 2.478,50 a R$ 9.914 para quem faz descarte irregular de lixo na Capital.

Ecopontos - Desde 2018, Campo Grande tem cinco ecopontos, áreas de uso gratuito. Eles recebem resíduos recicláveis (metal, plástico, vidro, papel e papelão), resíduos gerados em construções, demolições e pequenas reformas em prédios ou residências, além de volumosos (geladeiras, móveis e madeiras) e resíduos provenientes de poda de árvores.

O limite de descarte é de um metro cúbico por usuário do sistema. O atendimento é de segunda a sábado, das 8h às 18h. No ano passado, de acordo com a CG Solurb, que administra os locais, os ecopontos recolheram 34,4 mil toneladas de materiais.

  • Ecoponto Panamá: localizado na Rua Sagarana com a Avenida José Barbosa Hugo Rodrigues, no Bairro Panamá.
  • Ecoponto Noroeste: localizado na Rua Piraputanga esquina com Guarulhos, no Bairro Noroeste.
  • Ecoponto Nova Lima: localizado na Rua Pacajús n. 194, no Bairro Nova Lima.
  • Ecoponto União: localizado na Avenida Roseira, esquina com a Rua Carmem Bazzano Pedra, no Bairro União.
  • Ecoponto Moreninhas: localizado na Rua Copaíba entre as ruas Antônio Davi Macedo e Amado Nogueira Moraes, no Bairro Moreninhas.
Nos siga no Google Notícias