ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Incêndios levam governo a decretar situação de emergência em MS

Fogo consome Pantanal e chegou até Parque Estadual das Nascentes do Taquari

Tainá Jara e Bruna Marques | 13/09/2020 16:53
Incêndios levam governo a decretar situação de emergência em MS
Secretário Estadual de Agricultura e Meio Ambiente, Jaime Verruck, e o secretário nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves. (Foto: Marcos Maluf)

Na tentativa de viabilizar mais recursos para o combate aos incêndios no Pantanal e no cerrado, o governo do Estado vai decretar situação de emergência em Mato Grosso do Sul. O anúncio foi feito na tarde deste domingo, no Parque dos Poderes, em Campo Grande com a presença do secretário Nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves.

No final de julho, situação de emergência foi decreta para atender os municípios de Ladário e Corumbá, onde se concentravam as áreas de incêndio no Pantanal. Recurso de R$ 500 mil foi destinado, desde o dia 2 de setembro, para as ações na região e são aplicados na compra de alimentos para as equipes que trabalham no combate às chamas e também na combustível para abastecer aeronaves e veículos.

Com o avanço do fogo para outros municípios, áreas como do Parque Nacional das Nascentes do Rio Taquari, nos municípios de Alcinópolis e Costa Rica, foram atingidas nesta semana. A unidade de conservação é a primeira do estado e guarda sítios arqueológicos de 11 mil anos.

Incêndios levam governo a decretar situação de emergência em MS
Incêndio no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

De acordo com o secretário de Defesa Civil, é necessário que o decreto seja feito o mais rápido possível, assim como a elaboração dos planos de trabalho para que mais recursos possam ser disponibilizados. “Se precisar alugar aeronaves vamos alugar. Ônibus, trazer gente de fora vamos fazer o impossível pra resolver esse problema”, afirmou. Segundo ele, o governo federal vai dar apoio irrestrito às ações.

O secretário estadual de Agricultura e Meio Ambiente, Jaime Verruck, lembrou que o Pantanal enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos. “A situação, em termo de biomassa, do que temos para queimar no nosso estado, é extremamente crítica”, ressaltou.

De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), entre ontem e hoje, houve 4533 mil focos de incêndio em Mato Grosso do Sul. Mais de 30% deles se concentravam na cidade de Corumbá e 20% em Alcinópolis, onde está o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, primeira unidade de conservação criada no Estado.

Nos siga no Google Notícias