ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  04    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Combate ao fogo em áreas de conservação recebe reforço de aeronaves e Exército

Secretário Nacional de Defesa Civil vem para o Estado debates estratégias

Tainá Jara | 13/09/2020 11:19
Aeronaves serão utilizadas no combate às chamas (Foto: Divulgação/Governo do Estado)
Aeronaves serão utilizadas no combate às chamas (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

A intensificação dos focos de incêndio em Mato Grosso do Sul, principalmente no Pantanal, levou o governo Federal a reforçar a estrutura de combate ao fogo. Para debater estratégias para evitar que as chamas se alastrem, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, chega a Campo Grande, na tarde deste domingo.

De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, há três áreas de preocupação no Estado no momento: Pantanal, na região de Corumbá; áreas do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, em Alcinópolis; e floresta de eucalipto em Três Lagoas.

Primeira unidade de conservação do Estado, o Parque Nacional guarda sítios arqueológicos de mais de 11 mil anos e, até a noite de sexta-feira (11), um total de 8.875 hectares já haviam sido queimados pelas chamas, sendo 4,5 mil hectares dentro do Parque e pouco mais de 4 mil hectares em propriedades rurais próximas. Os incêndios foram registrados no começo da semana.

Incêndio consumiu mais de 4 mil hectares do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari (Foto: Divulgação/Governo do Estado)
Incêndio consumiu mais de 4 mil hectares do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

Não costumam ocorrer incêndios desta proporção no local neste época no ano. Brigadistas do ICMBio vieram do Parque das Emas (Goiás) para auxiliar no combate, o Comando Militar do Oeste, enviou 70 homens do exército de Coxim para o município e no local também já estão três aeronaves contratadas pelo setor energético e prefeituras.

O ministro Ricardo Salles, através do ICMBio também confirmou outras duas aeronaves que chegam hoje (13) ao município de Alcinópolis. “Teremos uma estrutura forte a partir de hoje no município para controlar a situação e a partir de amanhã os municípios mais afetados pelas queimadas serão avaliados e vamos ampliar o estado de calamidade de incêndios florestais para outros municípios, como Alcinópolis”, destaca o secretário Jaime Verruck.

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves chega ao Mato Grosso do Sul neste domingo para discutir a necessidade de decreto de emergência em vários municípios, para que o Estado possa receber recursos do Ministério que serão utilizados na locação de aviões, equipamentos e combustíveis.

Nos siga no Google Notícias