ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, SEXTA  09    CAMPO GRANDE 

Meio Ambiente

Justiça suspende ação contra miniusina no Rio Formoso à espera de acordo

Audiência foi realizada em 23 de julho na 1ª Vara da Comarca de Bonito

Por Aline dos Santos | 09/08/2024 12:10
Imagem com drone, feita em 2019, mostra final do canal, turbina e devolução ao rio. (Foto: Reprodução) 
Imagem com drone, feita em 2019, mostra final do canal, turbina e devolução ao rio. (Foto: Reprodução)

A Justiça suspendeu por 60 dias o processo do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) contra a Agropecuária Rio Formoso. No centro do processo está o funcionamento de miniusina de energia elétrica, construída na década de 70 no Rio Formoso, em Bonito, cidade turística a 257 km de Campo Grande. A suspensão da audiência de instrução e julgamento foi para formulação de acordo.

No dia 23 de julho, aconteceu a audiência na 1ª Vara da Comarca de Bonito.  “Defiro o pedido de suspensão. Suspenda-se por 60 (sessenta) dias para o ajuste das partes. Com a minuta do acordo, voltem-me para apreciação designação de nova data de audiência”. A decisão é do juiz Milton Zanutto Junior.

Em 2023, o magistrado negou pedido da agropecuária que tentava liberar funcionamento da miniusina. A empresa buscava reversão de decisão do órgão ambiental estadual, que havia negado outorga das águas do Rio Formoso para regularização da estrutura.

O MPMS ingressou com a ação civil pública contra a Agropecuária Rio Formoso e Luiz Lemos de Souza Brito em 2020. A promotoria denunciou a realização de represamento e desmatamento sem autorização legal na Fazenda América, a 26 km da área urbana. Após denúncia anônima, foi constatada a obstrução do curso normal do Formoso, no trecho que passava pela propriedade rural, com a colocação de cascalho no leito do rio para a construção de "barragem" com objetivo de desviar o rumo natural das águas para um canal existente no interior da fazenda.

Já a defesa sustenta que a miniusina é fonte de energia limpa, que resultará em dano ambiental caso seja desmontada, além da proibição do uso redundar em altíssimas conta de luz todos os meses. O projeto da miniusina hidrelétrica surgiu em 1976 com a dificuldade de ter energia elétrica e manter a família na propriedade.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias