ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Maior proteção ao pintado é comemorada por pescadores esportivos

Ministério incluiu pintado na lista de peixes ameaçados de extinção, mas portaria ainda pode ser revertida

Gabrielle Tavares | 13/06/2022 18:36
Pintado apreendido em setembro de 2021 pela PMA (Foto/Arquivo)
Pintado apreendido em setembro de 2021 pela PMA (Foto/Arquivo)

A inclusão do pintado na lista de peixes ameaçados de extinção animou os pescadores esportivos do Estado. Ao contrário dos pescadores profissionais, os esportivos devolvem os peixes para a natureza após capturá-los. Sendo assim, quanto mais peixes nos rios, melhor.

A portaria nº 148, de 7 de junho de 2022, publicada na última sexta-feira (10) pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente) determina que em 180 dias, seja proibido o transporte, armazenamento, guarda, manejo, beneficiamento e comercialização do pintado.

O pescador esportivo Bruno de Castro Girotto, pratica o esporte há 20 anos e mantém a página no Instagram “Pescadores do MS”, com 157 mil seguidores. Ele explica porquê para a categoria é positiva a proibição da pesca do pintado.

“A proibição é para o abate do pintado, não é para a captura. Então para o pescador esportivo, que pesca e solta, não muda nada”, afirmou.

Além disso, ele até defende que mais espécies sejam proibidas de serem capturadas. “Para a pesca esportiva e para o Mato Grosso do Sul, isso é maravilhoso. Tinha que acontecer mesmo, tomara que aconteça, porque aí cada vez mais vai ter mais peixe nos rios”.

Girotto alega ainda que o volume de peixes diminuiu nos últimos anos. “Nos últimos três anos teve muita seca, com certeza essa medida vai ajudar os pesqueiros do Estado, assim como o dourado (que já é proibido), o que puder fazer para preservar os peixes nos rios, esse é o caminho. Mas também não esquecer de intensificar as fiscalizações”, apontou.

A proibição da pesca do pintado ainda pode ser revertida, já que o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) enviou um ofício ao governo Federal para que a medida seja revista em âmbito estadual. De acordo com o Imasul, já existe decreto estadual que estabelece medidas restritivas para capturas e que o pintado não está ameaçado no Estado.

Pescadores profissionais - A notícia preocupou os profissionais que vivem da pesca. A presidente da Colônia de Pescadores Profissionais de Fátima do Sul, Maria Antônia Poliano, afirmou que entrou em desespero ao saber da portaria. O grupo é formado por 430 associados, de 22 municípios do Estado.

“Desde que saiu isso eu fiquei apavorada, pensando como ficariam meus pescadores. Aqui o prejuízo ia ser total, porque aqui nós não temos outros peixes para pescar, só o pintado. Temos bastante aqui é o piracanjuba e o dourado, mas estão proibidos também. Então, só nos resta o pintado”, relatou.

Lista - Ao todo, 1.249 espécies foram categorizadas como ameaçadas de extinção na atualização da lista. De acordo com o Ministério, 75% dessas espécies estão contempladas em PANs (Planos de Ação Nacionais) vigentes para sua conservação.

Nos siga no Google Notícias