Mais uma vez, trilha submersa após cheia vira paisagem mágica debaixo d’água
Fenomeno ocorre devido à preservação das suas matas ciliares que não permite erosão às margens do rio
O fenômeno não é novidade, mas sempre que ocorre arranca o folego de quem admira as imagens debaixo d’água. Mais uma vez o deck do Vulcão no Recanto Ecológico Rio da Prata em Jardim, cidade há 233 km da Capital ficou submerso nessa sexta-feira (22). O local fica dentro de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), uma unidade de conservação.
As imagens feitas pelo fotografo de natureza Fernando Maydana mostra o caminho da trilha todo debaixo d’água com direito a peixes como colegas de passeio.
As belas imagens foram publicadas nas redes sociais do recanto, onde também é explicado como funciona o fenômeno. Segundo consta, a água só se mantém cristalina devido à preservação das suas matas ciliares.
Quando essas matas são mantidas há menos erosão nas margens e por isso menor carreamento e deposição de sedimentos nas águas. Por esse motivo, mesmo com as chuvas fortes e enchentes a água do rio permanece cristalina.
O local paradisíaco chama atenção principalmente de turistas, que vem de longe só para presenciar o fenômeno, porém para flagrar um momento desse é preciso ter sorte. Basta a chuva ir embora para que, em algumas horas, o nível da água volte ao normal.
A primeira vez que foi registrada em fevereiro de 2010, a segunda em fevereiro de 2017, a terceira em fevereiro de 2018 e a quarta foi no dia 21 de março de 2019.